sandro macedo
Cervejas
Jornalista, foi editor do 'F5', da 'Folha Corrida' e repórter de bares do 'Guia Folha'. Escreve aos domingos.
Após longo inverno, cervejaria Colorado 'desiberna' com novo rótulo
Edson Silva-27.fev.2014/Folhapress | ||
Linha de produção da cervejaria Colorado, em Ribeirão Preto (SP) |
A cervejaria Colorado resolveu seguir o conselho de sua campanha publicitária e também "desibernou". A "cerveja do urso" de Ribeirão Preto lança no começo do mês que vem a Eugênia, uma session IPA. A cerveja deve chegar aos pontos de venda no dia 6, mas esta coluna provou, e aprovou, em primeira mão e informa com exclusividade. Trata-se do primeiro grande lançamento desde a comentada venda para a Ambev, há cerca de um ano.
Não que a cervejaria estivesse parada ou apenas contando dinheirinho neste período. Desde a negociação, a Colorado aproveitou-se com o que um grande conglomerado cervejeiro poderia lhe oferecer de melhor: uma ampliação da fábrica com equipamentos mais modernos e mais exposição em redes de supermercado e em vendas e-commerce.
Desde a incorporação à "grande mãe", o único lançamento da Colorado havia sido a Cauim 016 (versão um pouco mais leve da Cauim original), com 4,2% de teor alcoólico e uso de lúpulos franceses, mas a mandioca continua lá. Essa, porém, só é comercializada para a turma de Ribeirão —que tem o DDD 016, pegou?
Depois de salientar ingredientes ligados à cultura brasileira, como mel (Appia), rapadura (Indica), café (Demoiselle) e a já citada mandioca (Cauim), a Colorado parte agora para uma linha frutífera com a Eugênia. A fruta, no caso, é a uvaia, típica da região de mata atlântica —e que tem como nome cientifico Eugenia pyriformis, pegou de novo?
O estilo escolhido não poderia ser mais apropriado. Ao contrário da IPA tradicional, coma a Indica, a session IPA é menos encorpada e com teor alcoólico menor (no caso, 4,5%). Refrescante, é um estilo ideal para evidenciar a aromática (e azedinha) uvaia. Por enquanto, a cerveja será comercializada apenas em garrafas de 600 ml, com preço sugerido de R$ 15,90.
Essa não é exatamente a primeira experiência da Colorado com a fruta. Lembra da sazonal Ybá-la, era uma colaborativa com a gaúcha Tupiniquim e a norueguesa Nogne O. Talvez aí tenha nascido a relação com a fruta.
E prepare-se: a cervejaria deve lançar mais três rótulos ainda neste ano. E não convém esperar nada menos exótico que a uvaia.
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