Relatório da ONU aponta aumento superior a 1,5°C até o ano de 2040

Crédito: Mariano Caravaca-4.mar.2008/Reuters Geleira parcialmente derretida na Antártida por causa do aquecimento global
Geleira parcialmente derretida na Antártida por causa do aquecimento global

DA AFP

Nas condições atuais, a temperatura mundial se elevará 1,5°C até 2040, na comparação com a era pré-industrial, o primeiro dos tetos fixados pelo Acordo de Paris. A outra opção seria uma ação urgente, segundo um rascunho do grupo de especialistas da ONU ao qual a Agência France Presse teve acesso.

O relatório foi encomendado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) da ONU, após a adoção do Acordo de Paris em 2015, e será apresentado no segundo semestre de 2018. O texto ainda pode ser modificado.

No Acordo de Paris, os países se comprometeram a manter o aumento da temperatura abaixo de 2°C e a se esforçar para limitar o aumento a 1,5°C. Atualmente já houve aumento de 1°C. A única maneira de permanecer em 1,5°C são "ações rápidas, profundas e multissetoriais", segundo o IPCC. Entre as medidas está acabar "rapidamente" com o carvão.

O documento recorda que entre 1,5°C e 2°C há uma grande diferença: intensidade dos ciclones, secas, fontes de água. Mas em 1,5°C também haveria consequências, como o degelo das calotas glaciais.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.