Há 30 anos, versão gay da São Silvestre agitou rua da Consolação

Crédito: José Luis da Conceição - 1º.jan.1988/Folhapress O bancário Fábio foi o vencedor da "São Silvestre dos Gays", na rua da Consolação, em São Paulo
O bancário Fábio foi o vencedor da "São Silvestre dos Gays", na rua da Consolação, em São Paulo

DO BANCO DE DADOS FOLHA

Em 1º de janeiro de 1988, uma atração diferente trouxe um ar alegre e colorido na rua da Consolação, no bairro nobre de Higienópolis, na região central de São Paulo.

É que naquele primeiro dia do ano foi disputada a terceira edição da "São Silvestre dos Gays", competição organizada pelo produtor Darby Daniel, um dos principais articuladores de eventos gay das noitadas paulistanas.

Darby, que promovia festas LGBT desde o início dos anos 1970, quando surgiram as primeiras boates do gênero em São Paulo, era também conhecido por ser o principal responsável pela conexão do apresentador Silvio Santos com o mundo gay da capital.

Crédito: José Luis da Conceição - 1º.jan.1988/Folhapress Público assiste a versão gay da São Silvestre, na rua da Consolação, na região central de São Paulo
Público assiste a versão gay da São Silvestre, na rua da Consolação, na região central de São Paulo

Os 12 competidores, todos travestidos de mulher, fizeram um percurso de pouco menos de 1 km, entre o trecho da alameda Santos e da rua Antônio Carlos, que fazem cruzamento com a rua da Consolação.

"Os mais perfeccionistas", conforme relatou o "Notícias Populares" na ocasião, disputaram a prova de saltos altos. Os nomes completos dos participantes não foram divulgados pelo jornal.

CLASSIFICAÇÃO

O primeiro lugar foi conquistado pelo bancário Fábio, morador do bairro da Penha (zona leste de São Paulo).

A segunda posição foi "abocanhada" pelo decorador Gilberto, residente no Parque Novo Mundo, na região norte da capital. Já o mordomo Joselito, do bairro de Cerqueira César, próximo ao central, foi o terceiro colocado no ranking do gay mais veloz da competição.

A festa foi apadrinhada pelo cantor e dançarino Márcio Mendes, do Trio Los Angeles, grupo musical de grande sucesso nos anos 1980. E a escolhida como madrinha do evento foi a atriz Daliléia Ayala, que já havia atuado nos filmes "O Rei da Boca" (1982) e "O Menino Jornaleiro" (1982).

Nos anos seguintes, a primeira boate gay do Brasil, a Nostromondo, localizada na rua da Consolação e que fechou as portas em 2011, passou a promover corridas do gênero na capital.

Crédito: José Luis da Conceição - 1º.jan.1988/Folhapress Público vibra na rua da Consolação durante a versão gay da São Silvestre, em São Paulo
Público vibra na rua da Consolação durante a versão gay da São Silvestre, em São Paulo

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.