Há 30 anos, erro de prensagem fez fãs devolverem disco do rei

Crédito: nov.1991/Folhapress Funcionário opera prensas automáticas em fábrica de discos
Funcionário opera prensas automáticas em fábrica de discos

DO BANCO DE DADOS FOLHA

A virada de 1987 para 1988 não foi completa para parte dos milhões de fãs do eterno ídolo da Jovem Guarda Roberto Carlos.

Em relação ao especial de fim de ano do cantor, exibido na TV Globo, tudo correu na mais perfeita harmonia.

No entanto, para os fãs que compraram o então novo LP da carreira do rei, o 26º, lançado no final de 1987 pela gravadora CBS, a passagem de ano não foi tão especial quanto o esperado.

Conforme o "Notícias Populares" informou em 5 de janeiro de 1988, um erro de fábrica durante a prensagem do novo trabalho do compositor fez algumas faixas do disco "pularem mais do que pipoca na panela". E isso sem o LP apresentar um arranhão sequer.

Crédito: Bel Pedrosa - 7.dez.1988/Folhapress O cantor e compositor Roberto Carlos durante entrevista para a Folha, em dezembro de 1988
O cantor e compositor Roberto Carlos durante entrevista para a Folha, em dezembro de 1988

O defeito foi constatado especialmente nas músicas de maior destaque do disco: "Tô chutando lata" e "Águia Dourada", ambas prensadas no lado A do disco.

As falhas ocorreram durante a confecção do primeiro lote do vinil, o que obrigou os fãs a permutarem os discos por fitas cassetes. A outra opção oferecida pelas lojas aos compradores foi a troca do LP por outro com preço similar.

O "NP" informou que em São Paulo o defeito já havia provocado pelo menos 60% de devoluções do LP às lojas.

O mesmo problema começou a surgir no Rio de Janeiro, quando os consumidores notaram haver "uma bolha" no disco.

O episódio, no entanto, não causou desprestigio ao rei, muito pelo contrário. "O público quer ouvir o rei cantar como sempre, sem nenhum grilo. Afinal, a paixão pelo ídolo, chutando lata ou não, continua acesa", finalizou o "Notícias Populares".

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.