Antonio Prata

Escritor e roteirista, autor de "Por quem as panelas batem"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonio Prata

Tony Soprano está no poder

Tony Soprano, Walter White e Don Draper são homens, brancos, de meia-idade, moradores dos subúrbios e com renda anual acima dos US$ 100 mil (em valores corrigidos). Se não fossem personagens de TV e vivessem hoje seriam, demograficamente, eleitores do Trump. (Entre os homens, "O Aprendiz" ganhou de 53% x 41%. Entre os brancos, 58% x 37%. Entre 45 e 64 anos, 53% x 44%. Entre moradores dos subúrbios 50% x 45%. Entre os que recebem mais de US$ 100 mil, 48% x 47%).

Mal sabíamos que Don, Tony e Walter eram são Joões Batistas, que o verdadeiro anti-herói americano, o que nos batizaria não com a água benta da ficção, mas com fogo, estava correndo por fora, noutro canal, em seus tempos de aprendiz. Pois em novembro de 2016, o cidadão pacato, secretamente, mandou todas as amarras da decência às favas e elegeu Trump. Tony Soprano está no poder.

Aos que, até no Brasil, comemoram a vitória dos bagos sobre os neurônios, é bom lembrar que "Sopranos", "Mad Men" e "Breaking Bad" não acabam, exatamente, num "happy ending".

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.