Ph.D em Business, doutorado em administração, mestrado e bacharelado em economia. É professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV.
Principais erros de quem abre uma franquia de alimentos
Um dos setores que passa praticamente ileso pela instabilidade econômica do país é o setor de franquias em alimentação. A previsão é de que o setor tenha crescimento de 10% somente neste ano. No ano passado, o setor teve um faturamento de R$ 26 milhões.
Segundo o blog Franchise Brasil, no mercado brasileiro de franquias o setor de alimentação lidera o ranking de crescimento junto com o de vestuário e beleza. Quando olhamos para o segmento de alimentação, os fast foods lideram o ranking.
Algumas hipóteses que justificariam esse crescimento das franquias de alimentação são a falta de tempo de cozinhar o próprio alimento, associado aos horários de almoço cada vez mais apertados no cotidiano de trabalho. Outra explicação está na maior oferta de produtos e serviços neste segmento, principalmente dos fast foods.
Quando pensamos em fast foods, logo os associamos à ideia de refeições rápidas, cardápio padronizado, processo ágil e possibilidade de franquias em escala nacional e global.
Mas se você anda pensando em entrar para o ramo, precisa conhecer os principais erros que se pode cometer neste setor:
ERRO 1: Abrir o negócio sem fazer uma pesquisa aprofundada sobre a franquia. Por incrível que pareça, existem várias franquias "furadas" no mercado. Não entre nessa. Pesquise o nível de sucesso dessa franquia e sua idoneidade.
ERRO 2: Divulgação. Uma divulgação bem feita é fundamental para que o negócio dê certo. Não adianta ficar esperando somente pelo efeito da mídia nacional. É fundamental investir na divulgação regionalizada.
ERRO 3: Retorno do investimento. Caso você trabalhe na franquia e em tempo integral, é necessário pensar no salário que vai receber (um salário compatível ao que um gerente ganha no mercado), mas fique atento quanto ao retorno financeiro que o seu investimento precisa ter. Salário e retorno do investimento são coisas distintas.
ERRO 4: Cuidado com os alimentos. Boa parte deles é perecível, exigindo um controle rigoroso sobre validade, boas condições, armazenamento, processamento, manuseio, entre outros. O intuito é evitar perdas de estoque, contaminação e, como consequência, insatisfação dos clientes e prejuízos.
ERRO 5: Não envolver e motivar a equipe. Já percebeu que às vezes duas lanchonetes da mesma rede têm atendimento completamente diferente? Pois é. Cliente quer ser bem atendido. Se você não envolve e motiva sua equipe, logo vai perceber problemas no atendimento, que, por sua vez, vão se refletir nas vendas e até na continuidade da franquia. O bom atendimento deve ser prioritário. Trabalhe sua equipe e fique atento à forma como os clientes estão sendo atendidos. Converse com eles, observe e esteja sempre aberto a ouvir suas sugestões
Livraria da Folha
- Coleção "Cinema Policial" reúne quatro filmes de grandes diretores
- Sociólogo discute transformações do século 21 em "A Era do Imprevisto"
- Livro de escritora russa compila contos de fada assustadores; leia trecho
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade