[an error occurred while processing this directive]

2000: Após crise, Justiça decidiu sobre embate entre Bush e Gore

DO BANCO DE DADOS FOLHA

"Verei na hora, vou manter o suspense", declarou Donald Trump, no último debate sobre se aceitaria o resultado das eleições do dia 8, caso fosse derrotado.

Assim, o republicano dá margem para que o processo eleitoral dos EUA viva crise como a de 2000, quando o republicano, George W. Bush, venceu o democrata Al Gore.

Crédito: Jeff Mitchell/Reuters  Republican presidential candidate and Texas Governor George W. Bush (L) and Democratic presidential candidate U.S. Vice President Al Gore both gesture toward moderator Jim Lehrer during the town hall-style presidential debate at Washington University in St. Louis, U.S., October 17, 2000. REUTERS/Jeff Mitchell/File Photo ORG XMIT: WAS457
Candidatos à Presidência dos EUA em 2000, George W. Bush e Al Gore se enfrentam em debate

Tudo teve início quando os próprios eleitores da Flórida protestaram e entraram na Justiça por problemas em suas cédulas de votação.

Com isso, Gore, que havia admitido sua derrota, passou a pedir a recontagem de votos dos condados de Palm Beach, Miami-Dade e Nassau.

A Flórida definiria o próximo presidente, já que os dois candidatos precisavam dos 25 delegados do Estado para vencer no Colégio Eleitoral.

O imbróglio durou 36 dias e só foi resolvido com a polêmica decisão da Suprema Corte dos EUA de anular a recontagem manual de 44 mil votos determinada pela Suprema Corte da Flórida.

Com a anulação, a diferença de 537 votos de Bush para Gore, num universo de 6 milhões de eleitores, foi mantida. Isso deu a maioria dos delegados ao republicano: 271 contra 267. Pela primeira vez na história do país, a Justiça definia um presidente.

[an error occurred while processing this directive]
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.