Luciana Coelho

Secretária-assistente de Redação, foi editora do Núcleo de Cidades, correspondente em Nova York, Genebra e Washington e editora de Mundo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luciana Coelho

Mordaz, 'Married with Children' faz 30 anos ainda como referência

Antes de Jerry Seinfeld exalar sua misantropia e antes de Homer Simpson satirizar o lado tacanho do americano médio, havia Al Bundy e sua família a destilar infelicidade, ignorância e, sobretudo, mesquinharia em uma "sitcom familiar" às avessas.

Ao contrário de toda a genealogia do gênero, afinal, ninguém aspirava ser o quarteto protagonista de "Married with Children" (no Brasil, "Um Amor de Família"), cuja estreia na TV americana acaba de completar 30 anos.

O vendedor de sapatos Al Bundy (Ed O'Neill), sua mulher perua, Peggy (Katey Sagal), e seus filhos sem perspectiva Kelly (Christina Applegate) e Bud (David Faustino) eram a epítome da mediocridade, sem intenção de serem palatáveis —curiosamente, foi uma campanha pedindo seu boicote por ser "contra os valores familiares" que acabou por atrair atenção e tornar a série o primeiro sucesso da Fox.

Se no formato "Married with Children" em nada inovou, a ousadia de apresentar toda uma família americana de forma negativa, sem floreios, abriu caminho para que feios, sujos e malvados cavassem espaço no coração dos espectadores.

Sem seus impropérios talvez fosse menor o espaço para obras mais geniais como "Seinfeld" e "Os Simpsons", ambas nascidas dois anos depois da sitcom.

(As duas séries, aliás, guardam mais em comum com os Bundy: anos depois de Michael Richards, o Kramer de "Seinfeld", ser testado para o papel de Al, Katey Sagal, a Peggy, interpretaria a alienígena Leela em "Futurama", dos mesmos criadores de "Os Simpsons".)

Al, Peggy, Kelly e Bud são estereótipos escancarados. Ao contrário de seus pares em Nova York ou Springfield, eles apenas são horríveis, e pronto. Não horríveis e bem-sucedidos em algum aspecto da vida.

Mas é isso o que os conecta com a plateia, ora identificada com as pequenas mesquinharias dos Bundy ora aliviada por se mirar naquele espelho às avessas e sentir-se melhor do que o que via.

Ainda que em cores grotescas, "Married with Children" é também um pouco da América profunda, aquela sobre a qual a maior parte das produções culturais reluta em se debruçar –ao menos não sem passar algum verniz. Como contraponto aos personagens felizes de clássicos como "I Love Lucy" ou "Friends", torna-se universal, com suas mazelas diárias que aliviam as frustrações de quem as vê.

Após 11 temporadas, porém, a audiência se esvaiu, cansada do formato. Os produtores decidiram cancelar a série sem sequer planejar um desfecho para as agruras dos Bundy.

O'Neill, o melhor ator dos quatro, segue na TV como o Jay Pritchett de "Modern Family", que em seus melhores momentos lembra Al, acrescido de alguma ternura.

Mas Applegate e Sagal também são vistas com frequência nas telas, a primeira mais recentemente em "Up All Night" e a segunda em "Sons of Anarchy". Já Faustino concentrou sua carreira sobretudo em dublagens. Os planos de um reencontro estão, por ora, engavetados.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.