SP terá mais faixas exclusivas de ônibus depois que bater meta
A Prefeitura de São Paulo deve atingir a meta de implantar 300 km de faixas exclusivas de ônibus na próxima semana, mas a gestão Fernando Haddad (PT) pretende continuar ampliando a medida.
"Não tem uma meta e pronto, acabou. O objetivo é melhorar a velocidade do ônibus. A faixa exclusiva se mostrou um instrumento bom, rápido e barato. E fácil de fazer, só precisa ter coragem", disse nesta terça-feira (10) o secretário dos Transportes, Jilmar Tatto.
Já foram implantadas 282 km de faixas. A meta inicial da gestão era de 150 km em quatro anos, mas o valor foi aumento duas vezes e o, tempo reduzido.
O secretário não informou a extensão das novas pistas, mas disse que uma das vias que devem receber faixa, no primeiro semestre do ano que vem, é a avenida Dona Belmira Marin, na zona sul.
Tatto disse também que mudanças nas regras das faixas podem ocorrer. Na zona leste, foi autorizado o estacionamento de carros, fora do horário de pico, nas faixas das avenidas Mateo Bei, Conselheiro Carrão, Vila Ema e João 23 e na rua do Orfanato.
Foi o primeiro recuo da gestão em relação às faixas. "Toda implantação de faixa exclusiva tem ajustes para mais ou para menos do ponto de vista da restrição. Essa gestão é democrática, dialoga com todos os setores. Em função desse diálogo, e um pedidos dos comerciantes, recuamos em relação ao entrepico", disse Tatto.
A decisão ocorreu após pressão de comerciantes da região, que reclamam de queda no movimento com as pistas exclusivas.
O secretário falou ainda que serão implantados novos equipamentos na frota de ônibus municipais, entre eles câmeras com o objetivo de multar veículos que invadirem as faixas ou corredores exclusivos.
"Todos os testes pilotos nós fizemos, assim como os radares dentro dos ônibus. Nós fizemos, e funciona, então agora nós vamos instalar", disse. Tatto não informou prazo para a instalação.
As declarações foram feitas na inauguração das novas paradas de ônibus do corredor Santo Amaro. A obra, de R$ 3,3 milhões, consistiu na reforma e mudança dos abrigos, que passaram do lado direito para o esquerdo de vias como a Santo Amaro e Juscelino Kubitscheck. O objetivo foi melhorar a fluidez dos coletivos.
SEMÁFOROS
O secretário disse também que o trabalho de reforma nos semáforos da cidade deve diminuir as panes em série que ocorreram no último verão. A promessa é reformar, até o fim do ano, aparelhos de 1.995 cruzamentos.
"Dos semáforos que não foram recuperados ainda, quando chove, 53% deixam de funcionar. Daqueles já reformados, um universo por enquanto de 1.300, apenas 6% deixam de funcionar", afirma.
O plano da prefeitura é concluir a reforma de 4.800 semáforos até 2015, ao custo de R$ 246 milhões. O cronograma inicial previa que metade dos semáforos estivesse reformado no fim deste ano.
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