Fuvest inicia 2ª fase neste domingo com redação e provas discursivas

Crédito: Eduardo Anizelli/Folhapress

DE SÃO PAULO

A Fuvest inicia neste domingo (7) a bateria de três dias de provas da segunda fase do vestibular para a USP (Universidade de São Paulo). São esperados 19.690 candidatos, convocados após a primeira fase, e que disputam 8.402 vagas.

Os participantes encaram no domingo a prova de português (com 10 questões) e a redação. Na segunda-feira (8), serão 16 questões sobre as disciplinas comuns do ensino médio: história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. A última prova, na terça (9), trará 12 questões de duas ou três disciplinas relacionadas diretamente à carreira escolhida pelo vestibulando.

A abertura dos portões ocorrerá às 12h30 e o acesso aos locais de prova será permitido até as 13 horas. Todas as provas da segunda fase são constituída por questões discursivas –ao contrário da primeira parte, que trazia itens de múltipla escolha.

Clique aqui e confira o local de prova por candidato
Clique aqui e veja a lista completa dos locais de prova

Para os candidatos ao curso de Artes Cênicas, o vestibular continuará nos dias 10, 11 e 12 de janeiro, com as provas de habilidades específicas. O resultado da primeira chamada ocorrerá no dia 2 de fevereiro.

ENEM

Outras 2.745 vagas da USP serão preenchidas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a partir da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). No total, a universidade oferece 11.147 vagas em 2018.

A partir deste ano, passa a valer o sistema de cotas. Do total, 37% das vagas de cada unidade deverão ser preenchidas por alunos de escola pública, com percentual mínimo de alunos pretos, pardos e indígenas.


Novo sistema de cotas na USP

Como é feita a seleção hoje
A universidade tem duas portas de entrada: Fuvest e Sisu, que usa a nota do Enem; cada unidade define quantas vagas coloca no Sisu e se reserva vagas para alunos de escolas públicas

Como vai ficar
A partir de 2018, haverá um percentual mínimo obrigatório de vagas destinadas a cotas sociais e raciais; ele será calculado a partir do total de vagas (tanto as da Fuvest como as do Sisu)

Crédito: % DE VAGAS QUE SERÃO RESERVADASPARA ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICASINCLUSÃO NA USP Sistema de cotas sociais e raciais deve ser implantado já no vestibular de 2018

Os índices deverão ser alcançados por meio dos dois sistemas de ingresso (Fuvest e Sisu), embora este último já reserve na inscrição um número fixo de vagas. A quantidade de vagas para cotistas vai aumentar gradualmente até atingir, em 2021, 50% do total em cada curso e turno.

A universidade vinha sofrendo uma forte pressão de setores da sociedade para aumentar a inclusão entre os alunos, sobretudo depois da aprovação da Lei de Cotas para as instituições federais de ensino superior, em 2012.

Enquanto mais de 80% dos alunos de ensino médio estão em escolas públicas em São Paulo, a USP registrou no último ano 37% de ingressantes da rede. Esse índice não se repete em cursos tradicionais e concorridos, como medicina e engenharia.

A implementação de cotas foi definida em meados de 2017 e, segundo a reitoria, a adoção progressiva até 2021 foi necessária para que haja disponibilidade de recursos de permanência estudantil. A expectativa é que, com alunos oriundos de escolas públicas, aumente a demanda por bolsas como a de moradia e alimentação.

Crédito: Chamada página gráfica sobre cotas na USP

Desde 2014 a USP enfrenta uma crise financeira. A folha de pagamento tem comprometido praticamente a totalidade dos repasses recebido pelo governo do Estado. Dos R$ 4,6 bilhões recebidos pela estadual neste ano, 96,4% foram gastos com salários.

Ao longo da gestão do reitor Marco Antonio Zago, que se encerra neste mês, foram realizados planos de demissão voluntárias e contratações foram congelados. O vice de Zago, professor Vahan Agopyan, assume a reitoria a partir deste mês, após vencer eleição interna e ser nomeado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.