Real bate Bayern na prorrogação e vai à semi da Liga dos Campeões

Crédito: Daniel Ochoa de Olza/Associated Press Cristiano Ronaldo e Marcelo comemoram gol do Real Madrid
Cristiano Ronaldo e Marcelo comemoram gol do Real Madrid

DO UOL

Cinco gols em dois jogos. Assim, Cristiano Ronaldo foi o grande nome do Real Madrid para eliminar o Bayern de Munique da Liga dos Campeões. Após marcar duas vezes na vitória por 2 a 1 no jogo de ida, na Alemanha, o camisa 7 fez mais três no triunfo por 4 a 2 desta terça-feira (18), no Santiago Bernabéu, e classificou o atual campeão às semifinais.

Com os três gols desta terça, CR7 atingiu a marca inédita de 100 gols na Liga dos Campeões. Nos dois últimos gols, porém, o português estava impedido. A arbitragem do húngaro Viktor Kassai, aliás, rendeu muita polêmica na partida.

Lewandowski e Sergio Ramos (contra) fizeram os gols do Bayern, que conseguiu levar o jogo para a prorrogação após vencer por 2 a 1 no tempo normal. A equipe alemã jogou todo o tempo extra com um jogador a menos, por causa de expulsão de Vidal, e o jovem Asensio fechou a conta para o Real.

A atuação do húngaro Viktor Kassai causou muitas reclamações dos dois lados. Primeiro, o árbitro não expulsou Vidal depois de uma falta dura em Casemiro, sendo que o chileno já tinha cartão amarelo. Logo depois, apitou pênalti de Casemiro em Robben –os jogadores do time espanhol disseram que o holandês se jogou. Não adiantou, e Lewandowski converteu a cobrança para abrir o placar.

A "compensada" veio aos 35: Casemiro fez falta forte em Robben e também escapou do segundo amarelo. E minutos depois, Vidal deu carrinho em Asensio e, aí sim, acabou recebendo o cartão vermelho. Já na prorrogação, Cristiano Ronaldo fez dois gols em impedimento não assinalados pela arbitragem.

Artilheiro da Liga dos Campeões e autor dos dois gols do Real no jogo de ida, CR7 vinha tendo atuação apagada no Bernabéu. O português desperdiçou chances, demorou para tomar decisões certas e falhou na pontaria. Na situação mais clara, em contra-ataque, recebeu pela direita e, com Benzema livre no meio, hesitou e acabou chutando em cima de Neuer.

Até que, aos 32 do segundo tempo, começou o show: ele recebeu lançamento perfeito de Casemiro, ganhou de Lahm pelo alto e cabeceou firme para empatar o jogo. Na prorrogação, mais duas bolas na rede, as duas em posição irregular. Com isso, fez história ao se tornar o primeiro jogador da história da Liga dos Campeões a atingir a marca de 100 gols no torneio.

Acostumado a fazer gols decisivos em jogos do Real Madrid, Sergio Ramos desta vez "errou de lado". Segundos depois do gol de Cristiano Ronaldo, após uma bola lançada na área do Real, o zagueiro se atrapalhou ao tentar cortar o lance e tocou a bola para trás, enganando o goleiro Navas e fazendo gol contra. E no último lance do tempo normal, o camisa 4 teve a chance de se consagrar de novo em um escanteio... mas cabeceou para fora.

A vantagem numérica do Real Madrid fez a diferença no tempo extra. O Bayern até começou bem, controlando o jogo como fez durante o tempo normal e tomando a iniciativa, mas os contra-ataques espanhóis foram ficando cada vez mais imparáveis. Cristiano Ronaldo aproveitou dois lances em que estava impedido para fazer dois gols, e Asensio fechou a conta no final após bela jogada individual.

Precisando buscar o resultado e fazer dois gols no Bernabéu, o time alemão começou tomando a iniciativa fora de casa. Com o Real pressionando pouco no meio-campo e encontrando dificuldades para encaixar a marcação, o Bayern teve vantagem nos estágios iniciais do jogo e criou chances: Marcelo salvou um chute à queima-roupa de Thiago, Robben finalizou uma para fora e Navas teve que sair da área para evitar outra chance do holandês.

A partir do meio do primeiro tempo, porém, o Real cresceu. Adiantou a pressão para tirar a saída do Bayern e se organizou melhor, com Isco fazendo uma linha de marcação com os outros meio-campistas. O resultado: com o Bayern aberto, o Real assustou em vários contragolpes. Carvajal, Kroos e Cristiano Ronaldo tiveram chances claras de gol após roubadas de bola, mas pararam em Neuer ou pecaram nas finalizações.

ATLÉTICO ELIMINA LEICESTER

O Atlético de Madri encerrou o sonho do Leicester na Liga dos Campeões, nesta terça-feira (18), ao segurar empate em 1 a 1 na Inglaterra e avançar à semifinal. Saúl abriu o placar ainda no primeiro tempo e Vardy deixou tudo igual, em lance que deu início a sufoco do time mandante. Os espanhóis eliminaram o rival devido à vitória por 1 a 0 na ida, em Madri.

Na quarta-feira (19), mais duas decisões: Barcelona tentará reverter vantagem da Juventus, na Espanha, e o Monaco receberá o Borussia Dortmund, na França, com placar favorável.

O Leicester deu início ao seu "conto de fadas" na temporada passada, quando surpreendentemente levou o título do Campeonato Inglês. Classificado à Liga pela primeira vez na história, dava sinais de que podia repetir o "milagre" no cenário continental, mas a campanha terminou com a derrota por 2 a 1 no placar agregado.

Aos 26 minutos do primeiro tempo, o Atlético de Madri abriu o placar com gol de Saúl, de cabeça. O destaque da jogada, no entanto, vai para o brasileiro Filipe Luís, lateral responsável pelo cruzamento certeiro na cabeça do meio-campista. O catarinense recuperou bola no campo de ataque, após corte de Morgan, e manteve o time espanhol na pressão. Com a redonda nos pés, desde o lado esquerdo, teve calma para esperar outra opção chegar à área, já que Carrasco estava bem marcado. Saúl se apresentou no segundo pau e recebeu passe preciso, pelo alto. Sem nem precisar sair do chão, testou cruzado, sem chance para Oblak.

Jamie Vardy, artilheiro do Leicester, empatou a partida em 1 a 1 aos 15 minutos do segundo tempo. O lance foi estranho: houve um cruzamento desde o lado direito e a bola sobrou na outra ponta para Chilwell, que dominou e bateu cruzado. Savic desviou a finalização, e os jogadores do Leicester pediram pênalti por suposto toque de mão do adversário. Vardy seguiu focado na jogada e, com a chapa do pé direito, colocou a redonda no fundo do gol, para levantar a torcida inglesa. O tento, no entanto, de nada serviu: o Leicester foi eliminado.

Na esteira do gol perdido por Griezmann e Carrasco, o Leicester empatou a partida em 1 a 1, com gol de Vardy. O time inglês ainda precisava de dois gols para a classificação e se mandou para a frente, ordem expressa do técnico Craig Shakespeare. O Atlético de Madri de Diego Simeone parecia assustado. Aos 19 minutos da segunda metade, Ulloa bateu firme e rasteiro, e quem evitou o gol foi Lucas Hernández. Aos 22, também de dentro da área, Vardy finalizou para marcar, mas Savic impediu que a bola balançasse a rede. Aos 24, nova chance, desta vez perdida por Ndidi, em novo milagre de Savic. Aos 27, Vardy desviou de letra um chute de Mahrez, mas Oblak defendeu Aos 30, Mahrez quase fez de falta - a bola saiu por cima, tirando tinta do travessão.

A história do Leicester foi a mais marcante da temporada passada no futebol europeu. Time modesto, foi campeão inglês, superando rivais do porte de Chelsea, Arsenal, Liverpool, Tottenham, Manchester United e Manchester City. Classificado pela primeira vez à Liga dos Campeões, manteve as duas principais estrelas, os atacantes Mahrez e Jamie Vardy. A campanha foi, mais uma vez, surpreendente: classificou-se em primeiro no grupo que tinha Porto, Copenhague e Club Brugge, com quatro vitórias em seis jogos, e despachou o Sevilla nas oitavas de final (3 a 2 no placar agregado).

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.