DE SÃO PAULO

A Fifa divulgou nesta quinta-feira (14) que usará a posição dos países no seu próximo ranking como critério para definição dos cabeças de chave e realização do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. A lista que estabelecerá os classificados será divulgada no dia 16 de outubro, após a próxima rodada das eliminatórias.

Seguindo o mesmo critério adotado nos últimos Mundiais, os cabeças de chave dos oito grupos serão o país-sede (Rússia) e as sete seleções melhores colocadas do ranking classificadas para a Copa. Os outros times classificados serão colocados nos três potes restantes de acordo com o ranking para sorteio.

O único direcionamento para a definição dos grupos será para impedir que seleções da mesma confederação continental se enfrentem, exceto as da Europa, que poderá ter até dois times no mesmo grupo –o continente tem 14 classificados e o Mundial é disputado em apenas oito grupos.

Também nesta quinta, a Fifa divulgou a nova edição do seu ranking, com o Brasil caindo da primeira para a segunda posição. A nova líder é a Alemanha.

Muito perto confirmar sua classificação, a seleção alemã deverá ser uma das cabeças de chave da Copa de 2018, assim como o Brasil, que já garantiu sua vaga no Mundial. A Bélgica, única seleção europeia com vaga assegurada, subiu quatro posições no ranking, ocupando a quinta colocação. Dessa forma, ela se candidata a ser uma das líderes de grupo no sorteio que será realizado em 1º de dezembro, em Moscou.

Além dessas três seleções, estão entre os sete primeiros do ranking –e hoje seriam cabeças de chave, se conseguissem vaga para a Copa– Portugal, Argentina, Polônia e Suíça.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.