Nadal e Federer fazem a final de Xangai, e espanhol busca título inédito

Crédito: Andy Wong/Associated Press Rafael Nadal of Spain hits a return shot against Marin Cilic of Croatia during their men's singles semifinals match in the Shanghai Masters tennis tournament at Qizhong Forest Sports City Tennis Center in Shanghai, China, Saturday, Oct. 14, 2017.(AP Photo/Andy Wong) ORG XMIT: XAW118
Nadal nunca venceu o torneio de Xangai; agora tem rival Federer pelo caminho

DO UOL

O Masters 1.000 de Xangai terá em sua final um dos maiores clássicos da história do tênis. Neste sábado, Roger Federer e Rafael Nadal venceram suas partidas pelas semifinais do torneio chinês e se enfrentarão pela 38ª vez na carreira na final de domingo. O jogo será realizado por volta das 6h30 (de Brasília)

Este será o quarto confronto entre os arquirrivais nesta temporada. Contrariando o retrospecto geral do duelo, o suíço Federer bateu o espanhol Nadal nas três últimas partidas: as finais do Aberto da Austrália e do Masters 1.000 de Miami e pelas oitavas de final do Masters 1.000 de Indian Wells.

Nada, porém, chega à final do torneio chinês em melhor fase. Com excelente preparo físico e muita confiança, tem 16 vitórias seguidas, incluindo o título do Aberto dos EUA. Já Federer busca seu melhor ritmo, desde que sentiu uma contusão nas costas durante o Masters 1.000 de Montréal, em agosto.

Os dois tenistas tiveram dificuldades neste sábado. Primeiro, o atual número um Nadal venceu o croata Marin Cilic em dois duros sets, com parciais de 7/5 e 7/6 (7-3). Na sequência, Federer virou contra o argentino Juan Martin Del Potro e venceu por 2 sets a 1, parciais de 3/6, 6/3 e 6/3.

O torneio chinês é um dos quatro grandes que Nadal ainda não conquistou na carreira, assim como o ATP Finals e os Masters 1000 de Miami e Paris. Em 2009, o espanhol foi derrotado na final de Xangai pelo russo Nikolay Davydenko. Caso finalmente conquiste o título no domingo, o espanhol chegará ao 31º Masters e ao 76º troféu conquistados da carreira.

"Chegar à final em Xangai é muito importante para mim e tentarei fazer o meu melhor amanhã. Foi uma partida muito difícil. Apesar de ter cometido erros, estive focado todo o tempo e continuei brigando", disse Nadal.

Como o número dois do mundo, Roger Federer, somará pontos no ranking com sua campanha, Nadal não conseguirá garantir matematicamente em Xangai a permanência no topo do ranking até o fim da temporada, mesmo que leve o título.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.