DE SÃO PAULO

Os jogadores do Grêmio saíram dos Emirados Árabes frustrados pela derrota por 1 a 0 para o Real Madrid na decisão do Mundial de Clubes.

No entanto, mesmo sem o título, o clube gaúcho ganhou quatro posições no Ranking Folha do futebol mundial, ultrapassou seu arquirrival, o Internacional, e se tornou o terceiro brasileiro mais bem colocado na lista, que computa apenas títulos e vice-campeonatos internacionais.

No total, o time tricolor gaúcho somou 120 pontos (70 pelo título da Libertadores mais 50 pelo vice-campeonato mundial), o que o colocou na 19ª posição do ranking.

Entre os clubes brasileiros, a equipe só está atrás de São Paulo (9º) e Santos (17º), os únicos do país que, assim como o Grêmio, são tricampeões da Libertadores.

Na lista referente ao ano de 2016, o Grêmio estava empatado com o Palmeiras na 23ª posição. Com a conquista de 2017, ultrapassou o Internacional e o Cruzeiro (que estavam empatados na 21ª posição) e os portugueses Porto e Benfica (respectivamente, 20º e 19º na lista de 2016).

Com a retirada dos pontos da Copa Rio de 1951 (veja mais abaixo), o clube alviverde caiu para a 27ª posição, empatado com o Chelsea e logo atrás do Corinthians (26º).

Único outro clube brasileiro que pontuou em 2017, o Flamengo, derrotado na final da Sul-Americana pelo Independiente, da Argentina, somou mais 10 pontos com o vice-campeonato. O time, porém, não ganhou posições, já que o Mazembe, que está logo a sua frente, foi campeão da Copa das Confederações da CAF (torneio continental de segundo nível da África) e somou os mesmos 10 pontos.

O campeão mundial Real Madrid, líder da lista, abriu ainda mais a vantagem para o Milan, segundo colocado.

Vencedores pela 12ª vez da Liga dos Campeões e pela quarta vez da Supercopa da Europa em 2017 (além do terceiro título do Mundial de Clubes no atual formato), os espanhóis foram os que mais somaram pontos, com 160.

DISPARADA

O time que mais ganhou posições no top 100 da lista, no entanto, foi o argentino Lanús, derrotado na final da Libertadores pelo Grêmio.

Apesar de não ter ficado com o título, os 40 pontos recebidos pelo vice-campeonato elevaram o clube da 91ª para a 58ª posição do ranking.

A equipe, que disputou em 2017 a final da Libertadores pela primeira vez em sua história, está empatada com o mexicano Pachuca e com o Espérance, da Tunísia.

Dois times aparecem pela primeira vez na lista.

O Supersport United, da África do Sul, somou seus primeiros cinco pontos com o vice-campeonato da Copa das Confederações da CAF e ocupa a 326ª posição do ranking.

Já o Santos de Guápiles, da Costa Rica, aparece pela primeira vez com três pontos, no 363º lugar, graças ao vice-campeonato da Liga da Concacaf, torneio que reúne equipes da América Central e do Caribe e que foi disputado pela primeira vez em 2017.

Crédito:

COPA RIO

Em 2017, o Ranking Folha deixou de computar pontos para o título da Copa Rio de 1951, tanto em sua versão nacional quanto em sua versão mundial.

A medida foi tomada após a Fifa ratificar as Copas Intercontinentais como títulos mundiais, em outubro, e não fazer o mesmo com o título ganho pelo Palmeiras.

Torneios que não tiveram sequência -ainda que sob outro nome- ou não conseguiram grande representatividade não são computados no ranking. Esse é o caso, por exemplo, da Copa Rio -que teve apenas duas edições, em 1951 e 1952-, da Copa Ouro, das Copas Master da Supercopa e da Conmebol, da Copa Suruga, da Supercopa do Brasil e dos Supercampeonatos estaduais de 2002.

Crédito:
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.