Bruno Fratus alerta para excesso de euforia do time brasileiro no 4x100

Crédito: Petr David Josek/AP O vencedor da medalha de prata, Bruno Fratus, do Brasil, coloca para uma foto após a final masculina de 50 metros de estilo livre nas competições de natação do Campeonato Mundial de Aquatics em Budapeste, Hungria, sábado, 29 de julho de 2017
Fratus com a prata após a final dos 50 m estilo livre, no Mundial de Natação de Budapeste, Hungria

PAULO ROBERTO CONDE
DE SÃO PAULO

Além do pódio com o revezamento 4 x 100 m, Bruno Fratus, 28, conquistou outra medalha de prata no Mundial de Budapeste.

Ele foi vice-campeão dos 50 m livre com a melhor marca de sua vida (21s27), terceira mais rápida da história se desconsideradas as obtidas com trajes de poliuretano banidos pela Federação Internacional de Natação em 2010.

Fratus é o único do quarteto que não está no Brasil. Nesse final de ano, adotou Coral Springs, na Flórida, como base.

Embora demonstre empolgação com o potencial do revezamento para Tóquio-2020, o nadador alerta para o excesso de euforia. "Provar que temos potencial, nós provamos. Os EUA ficaram boquiabertos. Mas achar que está tudo bom é o que não podemos fazer", afirmou.

Para o velocista, o fato de o tempo registrado em Budapeste ser suficiente para ir ao pódio de todos os Mundiais e Olimpíadas da década deve ser encarado como façanha.

"As duas últimas Olimpíadas já passaram. Aqueles resultados vão para o museu", emendou.

O que vai valer, na visão de Fratus, é a maneira como os atletas e os órgãos esportivos vão encarar o 4 x 100 m daqui em diante.

"É importante não pensar que um tem lugar e outro vai tirar. O revezamento é do Brasil, e ninguém pode ter vaga garantida."

Ele acredita que se um planejamento para o 4 x 100 m tivesse sido feito antes de Budapeste, a equipe teria levado o ouro.

"Na minha cabeça, nós poderíamos ter ganho. Mas isso serve de combustível para o que vem pela frente", disse.

Crédito: Keiny Andrade/Folhapress Retrato dos nadadores Marcelo Chierighini, Cesar Cielo (de bone) Gabriel Santos (lateral do cabelo raspada) e Pedro Spajari. Tecnico Alberto Pinto da Silva (de preto)
Da esq. para a dir. os nadadores Marcelo Chierighini, Cesar Cielo, Gabriel Santos e Pedro Spajari
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.