Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Ex-jogador do juvenil do Corinthians, engenheiro faz 1º gol do Itaquerão

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

O engenheiro Luciano Giovanelli Romano de Ávila, 33, foi o autor do primeiro gol da história do Itaquerão, palco de abertura da Copa do Mundo.

Ávila foi um dos funcionários sorteados pela Odebrecht, construtora responsável pela obra do estádio, para disputar uma partida amistosa na arena, em comemoração pelo Dia do Trabalho.

O gol nasceu em uma jogada de contra-ataque, quase um repeteco das jogadas do time dirigido por Mano Menezes. Ele recebeu a bola na entrada da área, sem marcação, e finalizou após o goleiro sair do gol.

"Foi uma emoção muito grande, ainda mais por eu ser torcedor do Corinthians e ter participado da construção do estádio", disse Luciano, à Folha, segurando no colo o filho Gabriel, 2.

Ele é engenheiro civil formado pela Faap e contratado pela Odebrecht. Durante as obras, ele foi responsável pela contratação de seguros da arena. Mas carrega na sua história uma curiosidade: quase virou jogador profissional. Atuou nos times juvenis de Corinthians e Palmeiras nos anos 1990.

"Não tive sorte de me profissionalizar, parei uma categoria antes dos juniores [sub-20]. Tinha 17 anos, mas não cheguei a assinar contrato. Tive problemas de lesão e desisti", relembrou Luciano.

Ele recordou de dois ex-companheiros de base: o atacante Ewerthon e o volante Rodrigo. Ambos se profissionalizaram pelo Corinthians e seguiram carreira.

Mas o time de Ávila foi derrotado nesta quinta. Perdeu por 2 a 1, de virada, com gols de outros funcionários da Odebrecht: Fábio Mendes, responsável pelo gramado, e China, técnico de segurança, cujo nome não foi confirmado pela assessoria da construtora.

O EVENTO

O Corinthians aproveitou o feriado do Dia do Trabalho para testar o Itaquerão mais uma vez, embora representantes do clube e da construtora tenham dito à reportagem que não foi um evento-teste.

Os funcionários da Odebrecht disputaram duas partidas com duração total de 20 minutos, observados por cerca de 4.000 pessoas.

Os torcedores, funcionários da construtora e familiares, ocuparam a arquibancada leste do estádio. Depois, se reuniram do lado de fora da arena para acompanhar um show e comer churrasco.

O Corinthians já havia feito outros testes no Itaquerão. No dia 15 de março, os jogadores do time profissional treinaram no gramado. Depois, em 26 de abril, 5.000 crianças ficaram na arquibancada leste para testar as estruturas do estádio e a performance de áreas como acessos, alimentação, sistema de som, banheiros, evacuação, orientadores de público, entre outras.

O próximo evento-teste ocorrerá no dia 10 de maio, quando o time do Corinthians enfrentará um outro formado por ex-jogadores e ídolos do clube. A previsão é que sejam admitidas entre 30 mil e 35 mil pessoas.

Depois, dia 18 de maio, o Corinthians irá enfrentar o Figueirense, pelo Campeonato Brasileiro, e todos setores serão ocupados por aproximadamente 50 mil torcedores.

A expectativa do clube e da construtora é que o estádio esteja pronto no dia 18. Se houver necessidade de ajustes, eles terão de ser antes do início junho. A abertura da Copa será no dia 12 de junho, com Brasil x Croácia.

Eduardo Knapp/Folhapress
 Luciano, com a camisa 5, festeja gol no estádio corintiano
Luciano, com a camisa 5, festeja gol no estádio corintiano
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página