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Após dez anos, rede de donuts volta ao Brasil 'tropicalizada'
A rede americana Dunkin' Donuts volta ao Brasil depois de dez anos. No sábado (9), a empresa, que opera em 36 países e tem mais de 11,3 mil lojas, vai inaugurar a primeira unidade no país, em Brasília. Ainda neste mês, um quiosque será aberto no ParkShopping, também na cidade.
Em 2005, a rede finalizou as operações no país. O donut (rosquinha), carro-chefe da marca, não fez sucesso entre os brasileiros.
Com o retorno, a aposta é dar uma cara mais de cafeteria para o negócio, oferecendo opções típicas do cardápio nacional, como pães de queijo e lanches.
Outra mudança é a "tropicalização" dos donuts, nos sabores doce de leite, coco, maracujá e leite condensado (entre R$ 5 e R$ 7 cada um).
O café será vendido em duas versões: uma mais forte, conforme o gosto brasileiro, e uma maior e mais fraca, seguindo o modelo americano. O copo de 300 ml de café com leite sairá por R$ 5,20.
De acordo com Leandro Oliva, do Grupo OLH, que representa a Dunkin' Donuts no Brasil, a passagem anterior da rede pelo país não foi "de verdade" porque não havia um interesse real no mercado brasileiro.
"Um masterfranqueado de São Paulo tinha o licenciamento da marca, então ele montava a loja como queria, o produto não tinha um padrão de qualidade", diz.
Nos últimos anos, a empresa começou a mirar mercados fora dos EUA. Além do Brasil, a Dunkin' Donuts planeja abrir mais de mil lojas na China neste ano.
Para se diferenciar da concorrência --capitaneada pela Starbucks--, as lojas vão permitir a customização dos cafés sem cobrança. Acrescentar leite ao café ou chá, por exemplo, sairá de graça.
O plano é abrir 65 lojas no Brasil ao longo dos próximos cinco anos, todas no Centro-Oeste. O objetivo é permitir o franqueamento da marca por volta de julho de 2016.
De acordo com Oliva, já há uma lista de 300 interessados brasileiros.