No país, 1/3 dos usuários de aparelhos móveis paga por serviços de streaming
Um dos poucos levantamentos independentes sobre serviços como a Netflix no Brasil, a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box registrou um salto de 24% para 32%, de junho para dezembro, entre os usuários de aparelhos móveis que pagam por entretenimento.
A Netflix segue na frente, como o serviço de streaming pago com maior penetração, 64% dos entrevistados, oscilando cinco pontos para cima no último ano.
Ela é seguida pelo serviço de música Spotify, com 19% e oscilação de cinco pontos para baixo no período.
Julia Terjung/Divulgação | ||
Louis Hofmann na 1ª temporada de 'Dark', da série alemã de suspense da Netflix |
Coordenador da pesquisa e editor do site setorizado Mobile Time, Fernando Paiva aponta como uma das razões para o crescimento de 8% entre aqueles que se declaram assinantes de algum serviço pago "o amadurecimento do usuário brasileiro de smartphone".
Mais de metade dos entrevistados, segundo o levantamento, têm smartphone há mais de três anos. A pesquisa ouviu, ao longo do último mês, 1.987 brasileiros que acessam internet e têm smartphone. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
"De forma geral, o que está ocorrendo é a digitalização do entretenimento", acrescenta Paiva. "Vale para tudo, todas as novas formas digitais de se entreter. E é uma coisa que está acontecendo no mundo inteiro."
Para o consultor Antonio Athayde, um dos criadores da Net e da Globosat, o mais significativo da pesquisa é confirmar no país "o fenômeno em si, o novo hábito, de se assistir vídeo, qualquer coisa, até os YouTube da vida, na hora em que o consumidor quer e onde ele quer".
A ampliação do domínio da Netflix em entretenimento pago no Brasil vai além dos cinco pontos, segundo o coordenador da pesquisa, "porque está crescendo a própria base de smartphones e, além dela, a base de quem tem entretenimento pago".
A Netflix não divulga dados de audiência ou assinatura no país, onde estreou há seis anos. Analistas avaliam que o Brasil é hoje seu terceiro mercado, depois de EUA/Canadá e Reino Unido e à frente da Alemanha.
Consultorias ouvidas pela Bloomberg no início do ano estimaram o número de assinantes brasileiros da Netflix em 5 milhões. Posteriormente, a Ancine, agência que regula o audiovisual no país, afirmou que suas assinaturas superaram as da maior operadora de TV paga, a Net.
Pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box | ||
'GLOBOFLIX'
Tanto Paiva como Athayde alertam que o avanço aparentemente lento da Globo Play, serviço lançado há dois anos pela Rede Globo, não retrata a sua penetração real. Como ele é em grande parte de acesso gratuito, o alcance vai muito além dos assinantes de entretenimento pago.
De todo modo, a nova estratégia definida pelo Grupo Globo, de reunir conteúdos originalmente de TV aberta e paga, inclusive Telecine, num único serviço de entretenimento pago, deverá ter impacto na pesquisa.
O novo serviço poderá até manter o nome Globo Play, mas seu apelido interno é Globoflix. Segundo "O Globo", entre as séries que já vêm sendo produzidas especificamente para o streaming, sem previsão de veiculação em TV aberta ou paga, estão "Assédio" e "Ilha de Ferro".
"Assédio", dirigida por Amora Mautner e protagonizada por Antonio Calloni, vai abordar o caso Roger Abdelmassih. "Ilha de Ferro", dirigida por Afonso Poyart e protagonizada por Sophie Charlotte e Cauã Reymond, vai correr em torno de uma plataforma de petróleo.
"Com produção brasileira, certamente, a iniciativa do Grupo Globo para as OTTs [sigla para 'over the top', jargão do setor para streaming pago] tem muita chance de sucesso", afirma Athayde, avaliando que a estratégia "está no caminho certo".
Acrescenta porém que "o problema é que os concorrentes agora são os pesos pesados da indústria mundial –Netflix, HBO, Amazon, sem esquecer a Disney, depois da compra da Fox". E que "a competição vai se acirrar quando essas potências se aventurarem na compra de direitos de eventos ao vivo, esporte em particular".
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