Atrizes e executivas de Hollywood criam fundo contra assédio sexual

Crédito: Reuters A atriz Meryl Streep discursa no Globo de Ouro
A atriz Meryl Streep, que faz parte do movimento Time's Up

DA AFP

Mais 300 atrizes, roteiristas, diretoras, agentes e outras executivas da indústria do entretenimento divulgaram, nesta segunda-feira (1º), um plano para combater o assédio sexual em Hollywood e no ambiente do trabalho em todo os Estados Unidos.

Entre as iniciativas do movimento Time's Up está um fundo de defesa que já arrecadou US$ 13,4 milhões da sua meta de US$ 15 milhões. O objetivo do fundo é oferecer apoio legal a homens e mulheres que tenham sido assediados, violentados ou abusados no ambiente de trabalho.

A medida dá foco especial a trabalhadores agrícolas de baixa renda, empregada domésticas, zeladores, operários e garçons.

"O assédio continua tão comum porque os assediadores e empregadores nunca enfrentam as consequências", diz uma carta de solidariedade postada no site do grupo.

A carta aberta, publicada em um anúncio de página inteira no "New York Times" e jornal em espanhol "La Opinion", começa com "Caras irmãs" e termina com "em solidariedade".

O Time's Up também defende mais mulheres em posições de poder, além de iguais benefícios, oportunidades e salários e representação [na comparação com os homens]. E também pede à mídia que dê atenção para abusos em áreas "menos glamorizadas e valorizadas".

"Continuamos comprometidas a responsabilizar nossos próximos ambientes de trabalho, pressionando por mudança rápidas e efetivas, que façam a indústria do entretenimento um lugar mais seguro e igualitário para todos", diz a carta.

No documento, o movimento também promete contar "as histórias das mulheres segundo nossos olhares e vozes, com o objetivo de mudar a percepção e o tratamento que nossa sociedade dá a elas".

O Time's Up também conclama as mulheres a vestirem preto na cerimônia do Globo de Ouro no domingo (7), como um protesto contra a desigualdade de raça e gênero, além de ser uma forma de chamar a atenção para os esforços do grupo.

O movimento foi formado depois a eclosão de uma série de denúncias contra homens poderosos não só na indústria do entretenimento, mas também na política e na mídia, estimuladas pelo escândalo envolvendo o produtor de cinema Harvey Weinstein [acusado de dezenas de assédios].

Entre os membros do Time's Up, estão as atrizes Cate Blanchett, Ashley Judd, natalie Portman e Meryl Streep, além da presidente da Universal Pictures, Donna Lagley, a escritora feminista Gloria Steinem e a advogada Tina Tchen.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.