Jerry Seinfeld diverte o público ao bater papo com comediantes

TETÉ RIBEIRO
EDITORA DA SERAFINA

COMEDIANS IN CARS GETTING COFFEE (ótimo) * * * * *
ONDE disponível na Netflix

O comediante nova-iorquino Jerry Seinfeld é um sujeito inquieto. Apesar de muito rico, graças a sua série "Seinfeld", encerrada em 1998 mas até hoje um sucesso na TV, ele não abandonou os palcos de comédia stand-up e volta e meia se apresenta em clubes nos EUA. E desde 2012 mantém um talk show na internet chamado "Comedians in Cars Getting Coffee", ou "comediantes em carros tomando café", o que é claro que não acontece.

Jerry juntou algumas de suas paixões, carros, conversas e comediantes, e criou um novo formato de entrevista. Ele consegue um carro antigo (ou tira de sua vasta coleção), pega o comediante em casa e vai a um café ter uma conversa sem pauta definida.

Ele já fez 59 episódios, alguns até sem comediantes –o mais famoso deles, com o ex-presidente Barack Obama, em que passeou pela Casa Branca mesmo –eles não tinham autorização para sair de lá por motivos de segurança. Destes, 58 estão disponíveis desde o dia 5 na Netflix.

O com Louis C.K., que depois seria acusado de se masturbar na frente de mulheres sem o consentimento delas, foi cortado. Uma pena, era um dos bons episódios, em que os dois passeavam no barco que C.K. mantém em um píer de Nova York.

Mas comprar brigas nunca foi o forte de Seinfeld.

O que ele faz bem, e muito bem nesse formato leve, é se divertir e divertir o público com suas conversas. Entre os convidados mais empolgantes estão Jimmy Fallon e Julia Louis-Dreyfuss, a Elaine, de "Seinfeld". Aliás, os outros dois atores da série, Michael Richards e Jason Alexander, o Kramer e o George, também estão em outros episódios.

Richards, em baixa após ser filmado insultando os negros de uma plateia num clube de comédia, falou sobre o ocorrido. E com Alexander Jerry vai ao café que frequenta na série, e que existe até hoje no Upper West Side de Manhattan, o Tom's Restaurant, que na série é rebatizado de Monk's Café.

Já são nove as temporadas de "Comedians", com episódios que duram entre 15 e 20 minutos, perfeitos para um fim de noite. É sem dúvida uma das melhores coisas da internet. E não tem nada a ver com a série, não espere aquele ritmo de uma piada a cada fim de diálogo. A conversa flui naturalmente, como se ninguém tivesse olhando. O interessante é notar o quanto Jerry gosta daquelas companhias –ele fala mais de uma vez que os comediantes são suas pessoas favoritas.

No episódio com Larry David, seu parceiro de criação de "Seinfeld", que agora também tem sua série genial na HBO, "Segura a Onda", e que Jerry pega com um fusquinha azul anos 60, os dois chegam à conclusão: Seinfeld finalmente criou um programa sobre o nada. Mas tudo está lá.

Novos episódios vão ser colocados no ar ao longo desse ano: Jerry já gravou com Tom Hanks e Dave Chapelle, entre outros. Vai ser difícil esperar.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.