Parcerias entre empresas devem ser formalizadas e incluir obrigações
Os empresários não devem deixar de formalizar quais as obrigações de cada empresa nas parcerias que firmam.
Isso deve ser feito para que não se corra riscos, como o de um parceiro não cumprir sua parte no acordo e, com isso, atrasar uma entrega para o cliente. "O consumidor espera uma solução de você e não sabe se sua empresa depende de um parceiro", afirma Cláudio Carvajal, que é professor da Fiap (Faculdade de Administração e Informática Paulista).
Ele também recomenda que se pesquise qual a reputação que a outra empresa tem no mercado, para ter certeza que a associação não trará prejuízos para a marca.
Outro tipo de parceria que pode trazer bons resultados para as empresas é a feita com fornecedores, mas o empresário deve tomar cuidado para não concentrar demais suas compras em um único fabricante.
Uma opção pouco conhecida de acordo, segundo Haroldo Matsumoto, do Sebrae-SP, é negociar espaços privilegiados na vitrine ou na loja para produtos de certas marcas em troca de descontos nas compras.
Mas deve-se manter equilíbrio nesta relação, diz Carvajal. "A parceria com fornecedor é sempre um dilema. Você não pode ter um só, porque se expõe a riscos caso haja um problema na relação. Já se você pulveriza demais, nenhum deles se sentirá privilegiado."
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Calculadoras
O Brasil que dá certo
s.o.s. consumidor
folhainvest
Indicadores
Atualizado em 03/05/2024 | Fonte: CMA | ||
Bovespa | +1,09% | 128.509 | (17h31) |
Dolar Com. | -0,83% | R$ 5,0697 | (17h00) |
Euro | -0,42% | R$ 5,4569 | (17h31) |