Imigrantes cruzam fronteira espanhola e enfrentam a polícia

Crédito: Jesus Moron/Associated Press Imigrante veste bandeira da União Europeia após atravessar fronteira espanhola em Ceuta
Imigrante veste bandeira da União Europeia após atravessar fronteira espanhola em Ceuta

DA ASSOCIATED PRESS

Quase 500 imigrantes forçaram sua entrada em território espanhol nesta sexta-feira (17) ao atravessarem a cerca de fronteira instalada no enclave de Ceuta, no Marrocos.
Segundo o governo regional de Ceuta, a invasão foi a maior registrada nos últimos anos na região.

Um funcionário do governo de Ceuta, que não quis se identificar, afirmou que cerca de 700 pessoas iniciaram um esforço simultâneo para arrombar os portões ao longo da cerca, por volta das 6h locais (3h de Brasília).

De acordo com ele, 498 migrantes conseguiram entrar em território espanhol –dois deles tiveram de ser hospitalizados em decorrência de ferimentos resultantes de confrontos no local. Onze policiais espanhóis também se feriram, além de dez membros das forças armadas marroquinas.

Mais de 30 imigrantes sofreram fraturas e outros ferimentos –alguns se cortaram ao tentar escalar a cerca, de seis metros, que é protegida por arame farpado, de acordo com o diretor da equipe de emergência da Cruz Vermelha em Ceuta, Clemen Nunez.

Vídeo de câmera de segurança mostra centenas de pessoas se aproximando da cerca no início da manhã. Eles utilizaram ferramentas e porretes para abrir os portões.
Em um vídeo feito pela emissora Faro TV, é possível ver alguns dos migrantes com o rosto ensanguentado celebrando a chegada em território espanhol. Alguns se enrolaram em bandeiras da Espanha e da União Europeia, enquanto gritavam: "Liberdade, liberdade!".

Os dois enclaves espanhóis no Marrocos, Ceuta e Melilha, são frequentemente utilizados como pontos de entrada na Europa para os migrantes africanos, que escalam as suas fronteiras ou tentam nadar ao longo da costa. A maioria deles tenta escapar da pobreza, da violência ou de ambos.

Nesta sexta, 55 deles foram rejeitados em território espanhol, de acordo com a guarda civil, já que aqueles interceptados no local podem ser enviados de volta ao Marrocos.

Quem consegue passar pela cerca, no entanto, é levado para os centros de migrantes e, eventualmente, é repatriado ou liberado –muitos optam por pedir asilo ou trabalhar informalmente na Espanha ou em outros países da Europa.

Ceuta é separada do resto da Espanha pelo estreito de Gibraltar.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.