EI destrói mesquita onde decretou seu califado no Iraque, dizem militares

Crédito: Ahmad Al-Rubaye-24.mai.2017/AFP (FILES) This file photo taken on May 24, 2017 shows a general view of the Hadba leaning minaret and Nouri Mosque (R) in the Old City of Mosul on May 24, 2017, during the ongoing offensive to retake the area from Islamic State (IS) group fighters. The Islamic State jihadist group on June 21, 2017 blew up Mosul's iconic leaning minaret and the adjacent mosque where their leader Abu Bakr al-Baghdadi made his only public appearance in 2014, a top commander said. / AFP PHOTO / Ahmad al-Rubaye ORG XMIT: 3060
Vista da Cidade Velha de Mossul mostra o minarete Hadba e a mesquita Al Nuri, em maio desse ano

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Militantes do grupo radical Estado Islâmico destruíram nesta quarta-feira (21) a mesquita Al Nuri e o emblemático minarete inclinado Hadba da Cidade Velha de Mossul, no Iraque, informou o Exército iraquiano.

Foi nessa mesquita medieval, há três anos, que o líder do EI, Abu Bakr al-Baghdadi, autoproclamou a criação de seu califado em território iraquiano e sírio, após seus militantes conquistarem a cidade, a segunda maior do Iraque. O grupo radical, por meio de sua agência de propaganda, a Amaq, negou a autoria do ataque e acusou as forças americanas de terem destruído a mesquita em um bombardeio aéreo.

"Nossas forças estavam avançando [...] na cidade velha quando, a cerca de 50 metros da mesquita Al Nuri, o EI cometeu um novo crime histórico ao fazer explodir a mesquita e o minarete inclinado adjacente", disse o general iraquiano Abdulamir Yarallah, em comunicado.

A destruição da mesquita e do minarete, duas das construções mais conhecidas de Mossul, ocorre no quarto dia da mais recente ofensiva do Exército iraquiano, com apoio da coalizão militar liderada pelos EUA, para retomar o controle total da cidade das mãos dos militantes do EI. Nesta terça-feira (20), as forças iraquianas haviam cercado o reduto dos terroristas, um pedaço de poucos quilômetros quadrados e cerca de 100 mil civis na parte velha da cidade.

Baghdadi se autoproclamou califa, ou governante dos muçulmanos, do púlpito da mesquita Al Nuri em 4 de julho de 2014, depois que os insurgentes tomaram o controle de partes do Iraque e da síria. A bandeira preta do grupo estava fincada no minarete desde junho de 2014.

Militares iraquianos esperavam reconquistar a histórica mesquita a tempo do Eid al-Fitr, o festival que marca o fim do Ramadã, mês sagrado de jejum dos muçulmanos, que neste ano seria celebrado em 25 e 26 de junho.

A queda de Mossul marcaria ainda o fim da parte iraquiana do califado autoproclamado do EI. Baghdadi abandonou os combates em Mossul e, segundo militares iraquianos e americanos, está escondido na fronteira entre Iraque e Síria.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.