DE SÃO PAULO

2018

Na data mais reflexiva do ano, nós brasileiros devemos serenamente fazer nossa avaliação pessoal e coletiva de tudo o que vivemos e temos condições de realizar. Essa avaliação não deve ser extremada, para que possamos construir o nosso futuro da melhor maneira possível, dentro de uma linha civilizada que nos beneficie pessoalmente e colabore com o bem coletivo da sociedade em que estamos inseridos.

JOSÉ DE ANCHIETA NOBRE DE ALMEIDA, advogado, (Rio de Janeiro, RJ)


JUSTIÇA

O relevante da questão não é a celeridade com que o TRF-4 está colocando o processo de Lula em julgamento e, sim, a sentença que lhe advirá. A hipótese de termos um presidente da República eleito e depois condenado por corrupção seria a penalização de todo o país.

LUÍS ROBERTO NUNES FERREIRA (Santos, SP)


FAKE NEWS

Rubens Figueiredo constata o óbvio. O que falta no Brasil é educação de pelo menos alguma qualidade. Nos países em que o povo é menos ignorante, a parcela dos que buscam informações e opiniões em outra fontes que não as redes sociais é muito maior. Internet, redes sociais, fofocas e as atuais fake news certamente continuarão e aumentarão. Para sair disto não tem outra forma: educação e leitura.

JOSÉ DIEGUEZ (São Carlos, SP)


ABORTO

É um direito único e inalienável o da mulher grávida poder decidir se quer ter o filho ou não. Se os contrários ao aborto ficassem com a criança para si, ainda seria desculpável essa interferência arbitrária nas escolhas dos outros, mas eles não querem permitir o aborto nem querem ter nada a ver com a criança depois. 

RADOICO CÂMARA GUIMARÃES (São Paulo, SP)


PRIVATIZAÇÕES

A leitora Tania Cristina de Mauro Cunha cita como exemplo negativo das privatizações o fato de termos uma das telefonias mais caras do mundo. À época da privatização, a telefonia no país não era nem cara nem barata: praticamente não existia.

FERNANDO PACINI (São Paulo, SP)


PRIVILÉGIOS E GASTOS

Em todo este período, não vi nenhum senador ou deputado levantar um dedo sequer para lembrar aos "ilustres" colegas que o país sofre uma grave crise financeira. Ao contrário, alegremente procuraram substancial aumento de salários e privilégios custosos. Tudo a custo de cortes substanciais de programas essenciais em prol da população em saúde, educação e segurança. Será que os eleitores vão se lembrar disso?

FRANCISCUS D'HANENS (São Paulo, SP)


RACISMO E ESCRAVIDÃO

Ricardo Vita insiste na inverdade histórica de que o Brasil foi o último país a abolir a escravidão. A escravidão foi institucionalizada e praticada em grande escala na Alemanha e territórios ocupados até 1945. Com uma diferença fundamental: no Brasil, a abolição correspondeu a um anseio de boa parte da sociedade. Os alemães, por sua vez, foram forçados a libertar seus escravos pelos exércitos russos e anglo-americanos

FRANCISCO J. B. DE AGUIAR, médico (São Paulo, SP)


EDUCAÇÃO

O exemplo de uma escola pública no Sergipe deveria ser um exemplo para todo o Brasil. Isso prova que uma escola não é apenas um prédio grande, bem equipado e bem pintado, mas, sim, que é feito de pessoas, de professores com amor aos alunos, sabedores da responsabilidade de formar.

LUIZ CLAUDIO ZABATIERO (São Paulo, SP)


COLUNISTAS

Bernardo Mello Franco efetua uma coleta seletiva das mais despudoradas e reveladoras frases ditas durante 2017. De um lado os privilegiados, os que possuem grana, poder e bons contatos com alguns membros do abastado Judiciário. Enquanto isso, a maior parte da população segue em sua contínua batalha pela sobrevivência, pagando os exorbitantes impostos sem nenhuma contrapartida.

ANETE ARAUJO GUEDES (Belo Horizonte, MG)

Emocionante e linda crônica de Carlos Heitor Cony. A realidade dos presentes e o que deixamos para trás junto às recordações de tantos outros momentos a cada ano sucedendo o outro.

TEREZINHA DIAS ROCHA (São Paulo, SP)

Fernanda Torres, se você é a nova velhinha da van, eu não sei. O que eu sei é que você é brilhante, que seus artigos são iluminados. Meus votos para o ano vindouro são de que você não desista.

CARLOS DRANGER (São Paulo, SP)

Em sua coluna de despedida desta Folha, o senador Ronaldo Caiado propõe que o Estado seja mais enxuto, além de transparente e funcional. Pergunto: enxugado o Estado, como ficariam os indicados por ele e seu partido, o DEM, que ocupam, sem concurso, cargos comissionados nas inúmeras estatais e nos governos municipais, estaduais e federal?

ANTONIO CARLOS ORSELLI (Araraquara, SP)

Emocionante, a coluna de Ruy Castro, homenageando Jairo Severiano. "Nenhuma enciclopédia", escreve Ruy, "era tão completa e confiável quanto as informações que Jairo, se solicitado, dispunha-se generosamente a oferecer". Não era de ditar cátedra pois, mesmo esclarecendo, dava ao interlocutor a impressão de que fora ele, Jairo, o esclarecido. Saiba, então, Ruy Castro, que eu e certamente milhares de leitores pensamos o mesmo de você. O "nosso Google" para pesquisa de música, bibliotecas, sebos, discos, história do Brasil e história da vida.

JOSÉ DALAI ROCHA (Belo Horizonte, MG)


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.