Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
Publicidade

Serafina

Sri Prem Baba, o psicólogo brasileiro que virou líder espiritual mundial

Vídeo de Sri Prem Baba

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

A humanidade está à porta de uma revolução que vai inaugurar uma nova fase na aventura evolutiva do Homo sapiens. Essa transformação profunda não será precedida por uma insurreição armada ou pela queima de palácios, mas por um processo de autoconhecimento.

"Assim como há 7 mil anos aconteceu uma revolução cognitiva, que possibilitou ao homem ter acesso à capacidade de imaginar, hoje vivemos um novo momento e visualizamos uma outra revolução, a revolução da consciência", afirma o guru hinduísta Prem Baba, 52.

Filho de uma família de classe média do bairro da Aclimação, em São Paulo, ele arrebanha milhares de seguidores em diversos países. Divide-se em temporadas no Brasil e na Índia e faz palestras em cidades como Barcelona, Tel-Aviv e Oslo.

Janderson Fernandes -é esse seu nome de batismo- percorreu uma estrada longa e acidentada até chegar a uma comunidade espiritual em Rishikesh, um povoado de peregrinação no norte da Índia. Lá, ao pé dos Himalaias, conheceu o mestre Sri Hans Raj Maharaj Ji, da linhagem Sachcha, que selou seu destino como pregador.

O nome de família ficou para trás e nasceu, então, o Sri (que significa senhor) Prem (amor divino) Baba (santidade). Após a morte de Maharaj Ji, em 2011, o guru paulista assumiu a liderança do ashram (espécie de monastério) da cidade -tornando-se o primeiro brasileiro a ocupar essa posição na Índia.

Janderson se torna Prem

O encontro de Janderson com sua persona de guia espiritual foi precipitado pelos tormentos de uma crise interior. Problemas matrimoniais, frustrações e angústias acumulavam-se em sua vida logo depois de ter chegado aos 30 anos. "Uma angústia que eu não explicava, uma tristeza que eu não explicava. Cheguei a entrar em crise depressiva. Sentia que era vítima de repetições negativas, destrutivas, de coisas que aconteciam à revelia da minha vontade consciente."

Àquela altura, ele era um psicólogo e dava aulas. Já havia buscado a ioga e outros caminhos -como o Santo Daime- na tentativa de libertar-se. Mas foi a decisão de viajar para a Índia que o levou ao encontro de seu destino.

Prem Baba aponta alguns sinais místicos e misteriosos que marcaram e mudaram sua jornada. "Quando era menino, com 12 ou 13 anos de idade, eu praticava arte marcial", conta. "Era fã do Bruce Lee, grande estrela do cinema. E queria fazer aquelas coisas que ele fazia, mas meu corpo não conseguia, eu não tinha abertura pélvica. Soube então da ioga, uma técnica que as pessoas praticavam, usando a mente para dominar o corpo. Decidi fazer, e havia nas aulas um momento em que eram entoados cântigos em sânscrito. Quando ouvi aquilo entrei num transe místico. Era como se eu conhecesse aquela língua e aquele universo. E ouvi uma voz falar dentro de mim: 'Quando você fizer 33 anos vá para a Índia, a Rishikesh'. Eu não sabia nada da Índia e esqueci o assunto."

Anos depois, mergulhado em sua tormenta, decidiu apegar-se a um fiapo de fé. "Fiz uma oração para o universo. Entrei em meditação e tive a visão de um velho de longas barbas brancas que estava na Índia, nos Himalaias. Ele falou assim: você vai fazer 33 anos, venha para Índia, para Rishikesh."

O velho de barbas brancas -você já adivinhou- era o Sri Hans Raj Maharaj Ji. "Diante do Maharaj Ji eu vi aquele amor que não tinha início, que não tinha fim, totalmente desinteressado. As lágrimas caíram dos meus olhos. Eu pensei: aquilo que eu procurava, existe."

Tempos depois, o discípulo meditava no quarto do mestre enquanto ele dormia. "De repente, ele abriu os olhos e falou 'Vem aqui'. Botou a mão na minha cabeça e disse: 'Com minha graça você vai espalhar a luz de Sachcha para o mundo'. E foi impressionante o que aconteceu a partir desse momento. Foi uma progressão geométrica. Hoje são milhares e milhares de devotos em cerca de cem países", diz. Como reza um ditado indiano, "o discípulo estava pronto para o mestre".

Celebridades e políticos

Entre seus devotos e admiradores, Prem Baba coleciona um punhado de celebridades -como o ator Reynaldo Gianechinni e as atrizes Guilhermina Guinle e Bruna Lombardi. Desde 2014 ele recebe seguidores e simpatizantes numa fazenda em Alto Paraíso, região mística e esotérica da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Seu "ashram" local ajudou a incrementar o turismo no Estado e ele tornou-se parceiro do governo num projeto de sustentabilidade.

"A região do município de Alto Paraíso é estratégica e prioritária para o desenvolvimento econômico sustentável de Goiás e do Brasil", diz o governador Marconi Perillo (PSDB). "Embora o governo não disponha de números precisos, sabemos que a presença de Prem Baba tem incrementado o fluxo turístico", completa o governador.

Em agosto, o Estado firmou compromisso para implantar 17 metas ambientais estabelecidas pela ONU. Prem Baba, através de seu instituto Awaken Love, é entusiasta da iniciativa. "Ele é um elo fundamental desse projeto", diz Perillo.

A ordem espiritual não afasta o guru da ordem política. Ao contrário, sua ideia de uma revolução de consciência estende-se ao sistema político e a seus atores -bem como às "velhas religiões". São estruturas que segundo ele já não atendem às necessidades humanas.

"Estamos sentindo um aperto em todos os sentidos. Isso está acontecendo no mundo todo. Aqui no Brasil perdemos a esperança, perdemos a fé no outro, desconfiamos de tudo, especialmente dos políticos. O sistema já não nos representa. Nós não aceitamos mais esse jogo da velha política que tem o objetivo de enriquecimento pessoal e familiar em detrimento da sociedade que passa fome."
Ele simpatiza com alguns movimentos de renovação da cena política, como o Renova Brasil, capitaneado pelo empresário Eduardo Mufarej, sócio do fundo de investimento Tarpon. A iniciativa, de caráter apartidário, tem por objetivo apoiar, ancorado num fundo financeiro, a formação de novas lideranças para a vida pública.

"Consideramos que está faltando propósito na política brasileira e ficamos contentes com a simpatia que o Prem Baba demonstra ao nosso movimento", diz Mufarej.

"Quem dera que esses políticos tivessem feito um trabalho de autoconhecimento, tivessem tido a chance de curar feridas ancestrais, feridas infantis, choques de humilhação, de rejeição. Isso não se manifestaria na sua prática, na forma do egoísmo e da corrupção", diz o guru, em defesa de seu método que mescla psicologia e espiritualidade.

Em 2015, Prem Baba teve um encontro com o senador Aécio Neves (PSDB-MG), então líder da oposição -e foi criticado por setores da esquerda. Atualmente, o ex-candidato à Presidência pelo PSDB está em baixa, sob acusações de corrupção. Não deve ter aproveitado o encontro para fazer sua revolução de autoconhecimento. Ao que parece, discípulo, nesse caso, não estava pronto para o mestre.

E MAIS

Como iniciar o autoconhecimento segundo Prem Baba:

1 - A fase zero do processo é aprender a ficar em silêncio consigo mesmo. Não é tão fácil. Por isso sugiro começar pelo mínimo: um minuto por dia. Desligue-se de tudo lá fora, celular, internet, computador.

2 - Feche os olhos e coloque a atenção na respiração, sinta o ar que entra, o ar que sai. Assim como você observa o fluxo da respiração, observe o fluxo dos pensamentos, das emoções, das sensações, sem julgar, sem criticar.

3 - Com o tempo passe a fazer esse exercício durante cinco minutos divididos em cinco períodos de um minuto ao longo do dia.
Conforme você se fortaleça, pode chegar a 20 minutos.

4 -Olhe nos olhos de sua mãe dentro de você. Não importa se ela está viva, onde ela está. Veja se você pode dizer de verdade: "muito obrigado por absolutamente tudo". Faça o mesmo com o pai, com os irmãos e com as pessoas de sua infância. Se você não pode agradecer de verdade ou sentir a gratidão, vá atrás do porquê você não pode sentir.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Envie sua notícia

Siga a folha

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página