Liderado por Alibaba, comércio on-line chinês deve superar o dos EUA
O mercado de e-commerce da China deverá ultrapassar o dos Estados Unidos este ano para se tornar o maior do mundo por gasto total do cliente, disse a empresa de consultoria Bain & Company, e poderá ser responsável por metade de todos os gastos no varejo chinês dentro de uma década.
A mudança de hábitos de compras ocorre enquanto quase metade do 1,3 bilhão de habitantes do país agora tem acesso direto à internet, e desse número quase 80% têm smartphone ou tablet.
Reprodução | ||
O Tmall, controlado pelo grupo Alibaba, é um dos maiores do comércio eletrônico da China |
O mercado de e-commerce da China tem crescido a uma taxa média de 71% de 2009 a 2012, versus 13% nos Estados Unidos, e seu tamanho total deverá atingir 3,3 trilhões de yuans (R$ 1,27 bilhão) em 2015, disse a Bain & Company, em um relatório divulgado na quarta-feira (28).
O gasto total dos consumidores chineses em compras on-line chegou a US$ 212,4 bilhões em 2012, em comparação com US$ 228,7 bilhões nos EUA, disse o relatório.
Empresas chinesas com lojas de varejo tiveram que realinhar suas estratégias de vendas para competir com rivais on-line que os ameaçam em um mercado cada vez mais competitivo há muito dominado pela empresa de e-commerce Alibaba Group, e outros como a 360Buy Jingdong.
"É uma grande mudança. Significa apenas que você precisa estar na web, quer goste ou não", disse Serge Hoffmann, sócio da Bain e co-autor do relatório.
Livraria da Folha
- Coleção "Cinema Policial" reúne quatro filmes de grandes diretores
- Sociólogo discute transformações do século 21 em "A Era do Imprevisto"
- Livro de escritora russa compila contos de fada assustadores; leia trecho
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade