Falha afeta uma década de chips da Intel, diz site; veja o que fazer

Crédito: John Locher/AP Photo Intel compra empresa responsável por 70% do mercado de sistemas avançados de assistência e anticolisão
Falha foi encontrada em microprocessadores fabricados pela Intel

DA REUTERS
DO UOL

Uma falha de design foi encontrada em microprocessadores fabricados pela Intel e requer atualizações de sistemas operacionais de computadores, informou o site britânico especializado em tecnologia "The Register", acrescentando que a correção deixará os chips mais lentos.

O defeito afeta a chamada memória kernel nos chips x86 fabricados na última década, segundo o "The Register" citando programadores não identificados. A falha também pode permitir que hackers explorem vulnerabilidades de segurança que incluem acesso a informações sigilosas como senhas de acesso.

A memória kernel funciona como intermediário na comunicação entre o hardware e o software. Normalmente, para completar uma ação como conectar a uma rede ou adaptar um arquivo, o processador dá controle temporário ao kernel —o que, aparentemente, cria uma brecha que nos piores casos podem comprometer dados de login, informações pessoais, arquivos confidenciais, entre outros.

Por isso, programadores estão fazendo alterações para contornar o problema.

O "The Register" disse que os programadores que trabalham com o sistema operacional de código aberto Linux estavam revisando as áreas de memória afetadas, enquanto a Microsoft esperava disponibilizar uma correção para o Windows na próxima terça-feira (9).

"Essencialmente, essas atualizações para o Linux e o Windows irão afetar o desempenho nos produtos da Intel", escreveu o site. "Os efeitos estão sendo comparados, mas nós estamos vendo uma estimativa em escala de desaceleração do desempenho de 5% a 30%, dependendo da tarefa e do modelo do processador."

A Intel não respondeu de imediato a pedido de comentário e a Microsoft não comentou o assunto. As ações da Intel caíram 3,92% nesta quarta-feira (3).

Não ficou claro de imediato se a Intel enfrentará qualquer responsabilidade financeira significativa decorrente da falha relatada.

CONCORRÊNCIA

Enquanto isso, a rival AMD afirmou a desenvolvedores Linux que seus chips não são vulneráveis aos tipos de danos que o reparo sendo preparado para os processadores da Intel vão gerar, publicou o "The Register".

O problema provavelmente afeta serviços de computação em nuvem vendidos por empresas como Amazon.com, Microsoft e Google, segundo um blogueiro da área de software citado pelo "The Register", que publicou ainda que sistemas operacionais como o macOS de 64 bits da Apple vão precisar de atualização.

Os reparos da falha para o Linux são baseados em trabalho de pesquisadores da Universidade de Tecnologia Graz, na Áustria, que desenvolveram uma forma de dividir as memórias kernel e de usuário para eliminar a vulnerabilidade de segurança.

O QUE FAZER?

Por enquanto, o melhor a fazer é esperar as próximas atualizações de seus respectivos sistemas operacionais —além de tentar ficar longe de qualquer sites ou programas suspeitos.

É importante notar que a falha só afeta CPUs da marca Intel. Quem tiver um processador AMD na sua máquina não está correndo risco de segurança relacionado ao kernel.

Se está em dúvida sobre que tipo de processador está instalado no seu PC, basta acessar o menu de Propriedades do Sistema (ou equivalente), que mostra não só este como outros dados básicos sobre seu computador.

Um jeito fácil de achar essa informação é usar a ferramenta de busca e procurar por "sistema" e "sobre".

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.