Confira dicas para driblar a greve nos bancos
Os bancários entram em greve nesta terça-feira (6) em São Paulo e diversas outras cidades, como Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador.
Para que você possa se preparar, a Folha elaborou algumas dicas para driblar a paralisação. Confira abaixo:
1 - Pagar conta
O consumidor continua com a obrigação de pagar faturas, boletos bancários e demais contas, mas as empresas devem oferecer uma alternativa de pagamento, afirma Dori Boucault, advogado especialista em direitos do consumidor.
Para evitar a cobrança e o envio do nome a serviços de proteção ao crédito, o consumidor deve entrar em contato com a empresa e pedir opções de formas e locais para pagamento, como internet, sede da empresa e casas lotéricas.
O consumidor deve documentar o pedido para que, posteriormente, possa reclamar ao Procon-SP se o fornecedor não o atender. É preciso guardar os comprovantes de pagamento, para o caso de a empresa não acusar o recebimento do valor.
Robson Ventura/Folhapress | ||
Mesmo na greve, consumidor pode pagar contas de água, luz e telefone em casas lotéricas |
2 - Sacar dinheiro
Caixa eletrônico e terminais de autoatendimento 24 horas são alternativas para quem precisa sacar dinheiro. No entanto, os bancos estabelecem limites máximos de retirada por dia. No Bradesco, o valor varia de acordo com o dispositivo de segurança e vai de R$ 800 a R$ 2.000.
Caixa e Banco do Brasil têm limite máximo de R$ 1.000. No Santander Brasil, o valor varia de R$ 1.200 a R$ 2.500.
Correntistas da Caixa Econômica Federal também podem retirar dinheiro em casas lotéricas.
Fernando Frazão - 24.jul.2012/Folhapress | ||
O consumidor pode sacar dinheiro em caixas eletrônicos e terminais 24 horas |
3 - Desbloquear cartão
O cliente pode fazer o desbloqueio do cartão nos terminais de autoatendimento localizados nas agências bancárias. Alguns bancos também permitem desbloquear pelo telefone e pela internet.
Bogdan Cristel - 16.mai.2013/Reuters | ||
O desbloqueio pode ser feito nos terminais de autoatendimento localizados nas agências bancárias |
4 - Cadastrar senhas
Para utilizar os canais de atendimento na internet, é preciso cadastrar senha de acesso. Esse passo pode exigir uma etapa na internet e outra no terminal de autoatendimento.
O cliente também terá que instalar dispositivos de segurança em seu computador.
Zanone Fraissat/Folhapress | ||
Uma das etapas do cadastro de senhas passa pelos terminais de autoatendimento |
5 - Investir ou resgatar aplicações
O investidor não deve ser muito afetado. O home broker (plataforma de negociações on-line) permite fazer investimentos ou resgates de aplicações. Além disso, há a opção de enviar pelo telefone ordens de compra e venda para a corretora.
Divulgação | ||
Investidor pode usar home broker para gerenciar suas aplicações |
6 - Transferências
Podem ser feitas pelo internet banking ou nos terminais de autoatendimento. Para valores elevados, é preciso cadastrar o destinatário do dinheiro. Alguns bancos exigem que isso seja feito na agência, mas outros permitem o uso do internet banking e do telefone.
O valor mínimo para realizar uma TED (Transferência Eletrônica Disponível) é de R$ 250. Para DOC não há mínimo.
Reprodução | ||
É possível realizar transferências entre contas de mesmo banco e instituição financeira diferente pelo internet banking |
7 - Depósitos
O cliente pode efetuar depósitos nos terminais de autoatendimento localizados nas agências bancárias.
Tercio Teixeira/Folhapress | ||
Depósito poderá ser feito nos caixas eletrônicos localizados em cada agência |