É arquiteto graduado pela USP.
Business criativo
já vim diversas vezes para a Alemanha e me encanta a capacidade deste povo de fazer da criatividade um business sério e organizado, gerando renda e empregos.
Nesta semana ocorreu, em Munique, a terceira edição da "Munich Creative Business Week". E fui convidado para conferir como os alemães se reinventam a partir de altos investimentos na indústria criativa local.
Munique é uma cidade tradicional e rica, sede da indústria automobilística e de universidades renomadas. Pois, durante dez dias, a cidade abriga exposições e conferências e, com foco nos negócios, fábricas, showrooms e designers abrem as portas para a comunidade internacional.
No Museu BMW, projeto impressionante assinado pelos arquitetos do Coop Himmelblau, eu assisti à entrega do "IF Design Awards". Trata-se de um importante prêmio, que cobre categorias como design gráfico, automobilístico, web, produtos e interiores.
Vinte e cinco projetos brasileiros foram premiados este ano.
Foi inspiradora a visita ao ateliê de Stefan Diez, celebrado designer local, que cria para marcas como Thonet, HAY e Established & Sons.
Na contramão de modismos e do descarte, tão típicos do nosso tempo, ele prega que o bom design deve aliar alta tecnologia, preços acessíveis e um desenho atemporal.
Diez cita que o desenvolvimento de uma única estante pode levar até dois anos, por exemplo.
Na conversa com Edward Barber e Jay Osgerby, no lançamento de uma coleção de sofás para a marca Knoll, impressionou-me a clareza e a visão de negócios dessa dupla.
Não à toa, eles fundaram três empresas diferentes –para produtos, interiores e arquitetura–, assinando projetos em diversos países e impulsionando as vendas de marcas como Vitra, Flos e Cappellini.
Daqui da Bavaria, fica claro que o design brasileiro só será relevante e competitivo quando, além de aliar criatividade e bom desenho (isso nós já estamos aprendendo a fazer), os profissionais envolvidos nessa indústria também se aprofundarem em áreas como economia, processos de produção, gestão e planejamento.
Livraria da Folha
- Coleção "Cinema Policial" reúne quatro filmes de grandes diretores
- Sociólogo discute transformações do século 21 em "A Era do Imprevisto"
- Livro de escritora russa compila contos de fada assustadores; leia trecho
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade