Avião que bloqueava pista do aeroporto de Viracopos é retirado
O avião que bloqueava a única pista do aeroporto de Viracopos, em Campinas (a 93 km de São Paulo), desde a noite de sábado, foi retirado por volta das 16h20 desta segunda-feira (15), segundo a Infraero. Desde o acidente, ao menos 442 voos foram cancelados até as 15h de hoje --220 partidas e 222 chegadas.
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Agora, funcionários do aeroporto fazem a limpeza da pista. Também será feita uma inspeção técnica para analisar as condições da pista antes de ser reaberta para pousos e decolagens. A Infraero afirmou que não há previsão para que o aeroporto volte a funcionar.
Ao todo, cerca de 25 mil passageiros foram prejudicados após um avião cargueiro MD-11 da empresa Centurion Cargo ter um pneu estourado durante o pouso e ficar parado no meio da pista.
Marcelo Justo/Folhapress | ||
Equipes trabalham para retirar o MD-11 da Centurion Cargo, que teve um pneu estourado durante o pouso |
No início da tarde, a Azul, que opera 85% dos voos do aeroporto, chegou a iniciar o check-in para três voos, mas teve de cancelar as operações novamente. O diretor de comunicações da Azul, Gianfranco Beting, afirmou que isso ocorreu porque as autoridades aeroportuárias haviam sinalizado a possibilidade de decolagens com meia pista.
Ainda segundo ele, não há vagas em hotéis nem ônibus e táxis suficientes para atender a demanda. A previsão é que a situação seja normalizada durante a semana. A Azul interrompeu a venda de passagens para os próximos dias. Na manhã de hoje, o movimento era tranquilo no aeroporto.
De acordo com a assessoria de imprensa, os passageiros estão recebendo opções como estadia em hotel, deslocamento por ônibus ou reacomodação em voos semelhantes de outras companhias em outros aeroportos.
Segundo a Infraero, a aeronave causou ranhuras superficiais na pista em razão do acidente, mas já foram reparadas.
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e o Procon de Campinas mobilizaram equipes para acompanhar a situação e fiscalizar a prestação de assistência aos passageiros.
Pelas normas da agência, em caso de cancelamento de voo, é dever da empresa informar aos passageiros e, aos que comparecerem no embarque, assegurar assistência material.
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