Responda a questões formuladas por cursinhos e se prepare para a Fuvest

A Folha reuniu 11 questões sobre atualidades criadas por cursinhos preparatórios para você testar seus conhecimentos e se preparar para o exame da Fuvest, que será aplicado neste domingo (26).

Todas as informações sobre a prova que seleciona alunos para vagas na USP (Universidade de São Paulo) constam no Manual do Candidato.

Abaixo, você encontra as perguntas formuladas por professores do Anglo, Poliedro, Cursinho da Poli e Objetivo.

1. (Objetivo) Surgidas na década de 1960, as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), após um longo período de embates com os governos legalmente instituídos da Colômbia, resolveram depor as armas. O infograma apresentado abaixo mostra a atual situação da organização:

4. (Cursinho da Poli) Os EUA insistiram que gostariam de ver melhorias na questão dos direitos humanos em Cuba e o fim da prisão de dissidentes políticos. Mas Cuba diz que vê direitos humanos de forma diferente e aponta a oferta de saúde universal e educação como exemplo da forma como protege os direitos de seus cidadãos. Os EUA também querem que Cuba se afaste do sistema de partido único, mas o governo cubano diz que quer reconhecimento pelo que vê como uma "democracia participativa" de partido único.

Disponível em: www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/03/160321_pontos_cuba_eua_lab. Acesso em: 16 abr. 2017

Considerando-se a recente aproximação entre Cuba e Estados Unidos, pode-se afirmar corretamente que:

a) os Estados Unidos estão interessados em resolver problemas econômicos internos de superprodução, ampliando seus mercados de exportação na América Latina e o domínio econômico na região.

b) existe o reconhecimento por parte dos Estados Unidos de que as atuais reformas políticas e econômicas cubanas promovidas pelo governo de Raúl Castro são eficientes e importantes, e tornam o país diferente daquele liderado por Fidel Castro.

c) cuba possui uma posição geográfica estratégica para defesa e ocupação militar no mar do Caribe, protegendo o golfo do México, que possui grandes reservas petrolíferas controladas pelos Estados Unidos.

d) surge uma série de divergências entre os dois países sobre questões que envolvem o sistema político de partido único cubano e reconhecimento do significado de direitos humanos.

e) por parte dos Estados Unidos existe o receio de que o socialismo cubano se aproxime da China, aumentando a influência da geopolítica chinesa em vários pontos da América Latina de orientação política bolivariana.


5. (Objetivo) Tensão imigratória cresce com legalização mais difícil. Governo fecha janela de regularização a ilegais com emprego e restringe acesso a serviços. Está entre os países europeus que mais se opõem a receber imigrantes. Trata-se de:

a) Portugal

b) Hungria

c) República Tcheca

d) Itália

e) Holanda


6. (Anglo - Questão formulada pelo supervisor de geografia Vagner Augusto)

Crédito:

O gráfico apresenta dados sobre o desmatamento da floresta Amazônica e as emissões de CO² do Brasil. A respeito desse assunto, pode-se afirmar que:

a) a intensa relação entre o desmatamento e a emissão de CO² decorre, sobretudo, do crescimento da pecuária extensiva, a atividade que mais impacta a floresta, responsável por 65% do desmatamento amazônico.

b) a queda do desmatamento decorre dos compromissos nacionais estabelecidos no Acordo de Paris (2015), onde o Brasil se comprometeu em zerar o desmatamento ilegal da floresta até 2020.

c) entre 2008 e 2009, a queda pode ser atribuída, sobretudo, a implantação do protocolo de Kyoto, que forçou o Brasil a ampliar a fiscalização das áreas florestais.

d) a intensa relação entre o desmatamento e a emissão de CO² decorre, sobretudo, da retirada da cobertura vegetal a fim de desenvolver projetos energéticos, responsáveis pela maior emissão de gases estufa do país.

e) o Brasil é pouco pressionado em reuniões internacionais sobre o aquecimento global, sobretudo, pela pequena emissão de gases estufa produzidos no país.


7. (Poliedro) Nessa nova fase do imperialismo, com a internacionalização da produção e a mundialização da economia, as corporações transnacionais conseguiram unificar globalmente o ciclo do capital: [...] financiam-se internacionalmente e realizam a produção também internacionalmente, além de deslocarem para os países periféricos grande parte da criação do valor. Tudo isso no bojo de um processo de desconcentração das fábricas [...].

Michelangelo Marques Torres. Expansão capitalista e transnacionalização do capital: o poder global das corporações empresariais e a especificidade do caso brasileiro recente. https://periodicos.ufsc.br/index.php/emdebate/article/view/24600. Acessado em 15/07/2017

Sobre o momento abordado no texto, é correto afirmar que:

a) a atuação econômica dos governos passa a ser mais protecionista.

b) países periféricos concentram investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

c) ocorre uma "desterritorialização" da produção que envolve novos mercados.

d) existe uma padronização das técnicas para permitir a integração econômica.

e) os Estados nacionais atuam com as corporações para beneficiar áreas periféricas.


Crédito: Juan Barreto - 24.jun.2017/AFP Ativista da oposição enrolado em bandeira da Venezuela protesta contra Nicolás Maduro em Caracas
Ativista da oposição enrolado em bandeira da Venezuela protesta contra Nicolás Maduro em Caracas

8. (Cursinho da Poli) Nas ruas de Caracas, capital da Venezuela, lojas saqueadas e prateleiras vazias são os sinais mais concreto de uma economia doente. Mergulhado numa de suas maiores crises, o governo do presidente Nicolás Maduro tenta conter uma onda de insatisfação crescente, que ameaça o grupo de poder atual, incapaz de responder aos desafios da queda de preços na sua principal fonte de riqueza: o petróleo.

Disponível em: www.istoedinheiro.com.br/venezuela-em-chamas. Acesso em: 28 abr. 2017.

A atual crise enfrentada pela Venezuela pode ser explicada:

a) pela recente entrada do país na Opep, que provocou a queda nos preços do petróleo, principal gênero de exportação do país.

b) pelo sucateamento de sua atividade industrial, que levou ao desabastecimento do país e a quedas nas receitas de exportações.

c) por problemas na agricultura, que elevaram de forma drástica o preço dos alimentos e o descontrole da inflação.

d) por problemas econômicos e crises políticas internas entre a oposição e o Partido Socialista Unido da Venezuela, atualmente no poder.

e) por represálias promovidas por parceiros comerciais da Venezuela que, liderados pelos Estados Unidos, querem derrubar o governo ditatorial de Nicolás Maduro.


9. (Anglo - Questão formulada pelo supervisor de geografia Vagner Augusto)

Crédito:

A leitura dos dados revela que:

a) a diferença salarial entre negros e brancos decresce conforme aumenta a escolaridade dos dois grupos.

b) a diferença salarial entre negros e brancos é elevada entre negros e brancos com ensino médio incompleto.

c) no ensino médio completo, negros ganharam cerca de 65% do auferido por brancos.

d) os dados contrariam o senso comum de que, quanto maior a escolaridade, menores as diferenças entre os grupos.

e) no nível superior, a disparidade foi maior: negros receberam apenas 30% do obtido por brancos em igual condição.


10. (Objetivo) Corte proíbe uso de verba em referendo catalão

A Corte Constitucional do país determinou ontem que o governo da Catalunha não pode usar parte de seu orçamento de 2017 para financiar o referendo sobre uma possível secessão. O premiê, Mariano Rajoy, qualificou ontem de "delírio autoritário" os planos do governo catalão de declarar a independência 48 horas após o referendo de 1.° de outubro de 2017, caso o "sim" vença.

A Catalunha pretende se tornar independente da

a) Espanha.

b) França.

c) Holanda.

d) Bélgica.

e) Croácia.


11. (Poliedro) Prevemos um mundo em que cada país desfrute de um crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável e de trabalho decente para todos. Um mundo em que os padrões de consumo e produção e o uso de todos os recursos naturais – do ar à terra; dos rios, lagos e aquíferos aos oceanos e mares – sejam sustentáveis. Um mundo em que a democracia, a boa governança e o Estado de Direito, bem como um ambiente propício em níveis nacional e internacional, sejam essenciais para o desenvolvimento sustentável, incluindo crescimento econômico inclusivo e sustentado, desenvolvimento social, proteção ambiental e erradicação da pobreza e da fome. Um mundo em que o desenvolvimento e a aplicação da tecnologia sejam sensíveis ao clima, respeitem a biodiversidade e sejam resilientes. Um mundo em que a humanidade viva em harmonia com a natureza e em que animais selvagens e outras espécies vivas estejam protegidos.

ONUBR. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. https://nacoesunidas.org/ pos2015/agenda2030/. Acessado em 22/05/2017. Adaptado.

O texto apresentado é um trecho da Declaração dos países signatários dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre as diferentes correntes ambientalistas ou ecologistas surgidas e que se ampliaram ao longo do século XX, a que mais se enquadra nos apontamentos expressos no texto da ONU é a conservacionista, que busca a(o):

a) valorização dos modos de vida tradicionais, como os de indígenas e de camponeses.

b) manutenção da natureza preservada o máximo possível, por meio da criação de parques e reservas.

c) uso intenso dos recursos naturais como forma de promover a diminuição da desigualdade, com distribuição de renda.

d) união entre crescimento econômico e a manutenção de boas condições ambientais, por meio do uso de inovações tecnológicas.

e) reformulação da legislação ambiental, de forma a impedir a implantação de projetos que possam intervir no meio ambiente como um todo.

Gabarito:

1.b) apesar dos acordos assinados, ainda há dificuldades para a sua implementação, já que demais grupos políticos do país impõem obstáculos para sua complementação.

2.d) prioridade dada ao crescimento econômico em detrimento da manutenção do modo de vida de populações tradicionais.

Projetos como a usina de Belo Monte priorizam o crescimento econômico em detrimento de garantir a preservação do modo de vida de povos tradicionais, como os indígenas. Alterar a vazão dos rios pode acarretar a redução da quantidade de peixes, sendo a pesca uma das atividades fundamentais
para a sobrevivência dessas comunidades. Vale lembrar que, na Amazônia, a implementação da maior parte dos grandes projetos de infraestrutura acabou desestruturando o modo de vida das populações tradicionais, suscitando conflitos, muitos dos quais com emprego de violência. Além disso, costumam promover também intensas alterações que prejudicam a dinâmica do meio ambiente.

3.d) Recentemente a maioria dos refugiados buscou abrigo em Bangladesh, país vizinho e de maioria muçulmana.

Cerca de um milhão de pessoas dessa minoria islâmica vivem em Mianmar, país predominantemente budista. Recentes ações violentas envolvendo os rohingyas e a população budista incitaram o deslocamento de parte dessa minoria para países vizinhos, especialmente para Bangladesh.

4.d) A maior aproximação dos Estados Unidos e Cuba depende, em parte, da aprovação do Congresso dos EUA, que questiona a legitimidade do Partido Comunista cubano, bem como as referências relacionadas aos direitos humanos em Cuba

5.a) Portugal.

6.a) A intensa relação entre o desmatamento e a emissão de CO² decorre, sobretudo, do crescimento da pecuária extensiva, a atividade que mais impacta a floresta, responsável por 65% do desmatamento amazônico.

A região Amazônica apresenta intenso processo de desmatamento nas últimas décadas associado, sobretudo, pela expansão da fronteira agrícola para essa região. A retirada da cobertura vegetativa, especialmente por meio de queimadas, abrindo espaço para a implantação da pecuária extensiva, é a principalmente responsável pelo desmatamento dessa região.

7.c) ocorre uma "desterritorialização" da produção que envolve novos mercados.

A partir da segunda metade do século XX, com o aumento da fluidez no transporte de mercadorias, informações e capital, as grandes corporações, com maior poder sobre os mercados e Estados nacionais, têm conseguido cada vez mais realocar os investimentos produtivos em diferentes partes do mundo, envolvendo diferentes territórios.

8.d) A Venezuela enfrenta problemas econômicos provocados pela queda no preço de petróleo, principal produto de exportação do país levando a um enorme processo inflacionário e crises de abastecimento. A crise também é política, onde o governo de Nicolas Maduro, do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), enfrenta manifestações de rua promovidas pela oposição.

9.d) os dados contrariam o senso comum de que, quanto maior a escolaridade, menores as diferenças entre os grupos.

Os dados revelam que a diferença salarial entre negros e brancos cresce conforme aumenta a escolaridade dos dois grupos, contrariando o senso comum de que, quanto maior a escolaridade, menores as diferenças entre os dois grupos. Vale destacar que no nível superior negros receberam 65% do obtido por brancos em igual condição e no ensino médio completo negros ganharam cerca de 85% do auferido por brancos.

10.a) Espanha

11.d) união entre crescimento econômico e a manutenção de boas condições ambientais, por meio do uso de inovações tecnológicas.

As ideias expressas pelo conceito de desenvolvimento sustentável empregadas por organizações internacionais como a ONU associam-se ao que Joan Martínez Alier nomeia conservacionismo. Essa corrente do Ecologismo tem como base a ideia de um crescimento econômico sustentável, isto é, que utiliza técnicas e tecnologias para fazer uso do meio ambiente de forma mais eficiente. Essa perspectiva busca conservar o ambiente para que haja continuidade nos processos econômicos e sociais e para que não se inviabilize a ocorrência do crescimento econômico.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.