COI inclui basquete 3x3 e BMX freestyle nos Jogos de Tóquio-2020

DE SÃO PAULO

Em reunião realizada nesta sexta-feira (9), o COI (Comitê Olímpico Internacional) aprovou uma série de mudanças no programa olímpico para os Jogos de Tóquio-2020 visando incluir provas de apelo jovem e que ajudem a equiparar o número de mulheres e homens participantes dos Jogos.

Entre as principais novidades estão a inclusão do basquete 3x3 (disputa com apenas três pessoas por time jogando em meia quadra) e do BMX Freestyle Park (competição de manobras em bicicleta). Além disso, foram incluídos no programa uma série de eventos mistos, como os revezamentos 4 x 100 m medley misto (natação) e 4 x 400 m misto (atletismo) e competições por equipes mistas de judô, tiro com arco e esgrima.

Em modalidades que tinham mais eventos masculinos que femininos (como boxe, canoagem, levantamento de peso e tiro) disputas masculinas foram retiradas do programa olímpico e provas femininas foram incluídas para que fosse alcançada a equiparação entre os sexos.

"A decisão de hoje é um passo significante na direção de alcançar o balanço de 50% na participação por gêneros nos Jogos Olímpicos, tanto em número de atletas como número de eventos, como está claramente declarado na Agenda Olímpica 2020", afirmou o COI em comunicado.

A inclusão irá aumentar para 321 o número de eventos olímpicos (eram 306 no Rio). Se forem incluídas as medalhas distribuídas para as modalidades que começarão a ser disputadas em Tóquio (surfe, skate, escalada, caratê, beisebol e softbol) o número de eventos sobe para 339.

"Com os novos eventos confirmados hoje [sexta], e com os cinco novos esportes e 18 novos eventos que foram adicionados no ano passado, acredito que os Jogos Olímpicos ficarão muito mais próximos da visão do presidente [do COI] Tomas Bach, que são de Jogos mais atraentes para os jovens", afirmou Yoshiro Mori, presidente do comitê organizador dos Jogos de Tóquio-2020.

JOGOS ENXUTOS

A inclusão dessas novas modalidades, no entanto, não deve resultar em um aumento significativo no número de atletas que participarão dos Jogos. Isso porque o COI anunciou também uma revisão do número de vagas por modalidade.

A maior diminuição aconteceu no atletismo, que terá 105 atletas classificados a menos a partir dos Jogos de 2020. A próxima Olimpíada também terá 22 nadadores a menos.

Levantamento de peso (com 64 atletas a menos) e lutas (com 56 atletas a menos) também tiveram baixa significativa no número de participantes. Nesses casos, o intuito foi de equiparar o número de homens e mulheres classificados para os Jogos.

No total, os esportes que já faziam parte do programa olímpico terão 285 esportistas a menos para que sejam acomodados 474 atletas das novas modalidades olímpicas. Resultando em um incremento de 189 atletas nos Jogos.

CONFIRA AS NOVAS MODALIDADES

SKATE
Esporte individual, com diferentes modalidades. Nos Jogos, ocorrerão disputas em street e park. No caso do street, os obstáculos simulam um circuito de rua (bancos, corrimões, rampas, muretas, escadas, paredes inclinadas etc.)
Federação internacional: ISF
Principais torneios: Street League e X-Games

No Brasil
Confederação Brasileira: CBSk
Profissionais: 700
Praticantes: 8,5 milhões de praticantes
Principais nomes: Bob Burnquist, Sandro Dias (Mineirinho), Leticia Bufoni, Rony Gomes

CARATÊ
Esporte individual, baseado na arte marcial japonesa que significa "mãos vazias" e que concilia técnicas de ataque e defesa pessoal, com socos e chutes. Nos Jogos, serão duas modalidades (kumite e kata). No kumite, que consiste no combate, a pontuação é similar à do judô, com ippon (3 pontos), waza-ari (2 pontos) e yukô (1 ponto). No kata, que consiste na apresentação individual, os atletas são avaliados pela demonstração dos golpes.
Federação internacional: WKF
Principal torneio: Mundial de caratê

No Brasil
Confederação brasileira: CBK
Atletas: 220 mil (filiados a confederação)
Praticantes: 350 mil
Principais nomes: Douglas Brose, Hernani Verissimo, Natália Brosulatto e Valéria Kumizaki

Crédito: Geoff Burke-USA TODAY Sports Jul 23, 2015; Mississauga, Ontario, CAN; Valeria Kumizaki of Brazil (red) fights Kate Campbell of Canada (blue) in the karate women's 55k gold medal final during the 2015 Pan Am Games at Mississauga Sports Centre
Brasileira Valeria Kumizaki durante luta com canadense Kate Campbell
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.