NBA abre temporada com redução de legião brasileira

Crédito: Soobum - 1.mai.2017/USA Today Sports May 1, 2017; San Antonio, TX, USA; Houston Rockets center Nene Hilario (42) looks to pass the ball as San Antonio Spurs small forward Davis Bertans (42) and Pau Gasol (16) defend during the first half in game one of the second round of the 2017 NBA Playoffs at AT&T Center. Mandatory Credit: Soobum Im-USA TODAY Sports ORG XMIT: USATSI-359208
Nenê vai para sua 16ª temporada na liga norte-americana

GIANCARLO GIAMPIETRO
DE SÃO PAULO

Seja pelo ocaso de uma geração que conquistou enorme respeito ou pelo desenvolvimento ainda lento de uma nova leva de atletas, o número de brasileiros inscritos na temporada 2017-18 da NBA caiu quase pela metade.

Após dois campeonatos com um recorde de nove participantes, o torneio que começa nesta terça-feira (17) tem cinco jogadores do país.

Com 11 representantes, Canadá é a nação com mais estrangeiros, seguido da França, que possui dez atletas.

Nenê (pivô do Houston Rockets), Cristiano Felício (pivô do Chicago Bulls), Raulzinho (armador do Utah Jazz) e a dupla Bruno Caboclo e Lucas Bebê (ala e pivô do Toronto Raptors, respectivamente) são os brasileiros contratados.

Desse grupo, só Nenê e Felício têm vínculos garantidos para a próxima temporada. Os demais vão virar os chamados "agentes livres" a partir de julho de 2018.

Um dos quatro que perderam espaço na liga, o armador Marcelinho Huertas, 34, tinha como prioridade seguir nos EUA, mas voltou à Espanha para jogar pelo Baskonia.

O veterano jogou duas campanhas pelos Lakers.

Com mais de uma década na NBA, o pivô Anderson Varejão, 34, e o ala Leandrinho, 34, aguardam propostas, assim como o pivô Tiago Splitter, 32, há sete anos na liga.

Para o trio, porém, essa situação não representa necessariamente o fim da linha.

Substituir jogadores com esse currículo não seria fácil. O progresso da nova geração brasileira não seguiu o ritmo esperado por seus clubes.

Para os scouts da NBA, vale como alerta também à seleção nacional.

Em Toronto, o ala Caboclo, 22, e o pivô Bebê, 25, devem ficar mais uma vez retidos no banco de reservas, em último ano de vínculo com a franquia.

Imaturidade, dentro e fora de quadra, e a forte concorrência de um time que sonha em ir à final travam o desenvolvimento da dupla.

Felício, 25, encontrou cenário bem diferente em Chicago. O mineiro rapidamente conquistou a confiança dos treinadores, não só por seu empenho, mas também pelo potencial atlético e técnico.

Que os Bulls não lembrem em nada os tempos de superpotência nos anos 90 também ajuda o pivô brasileiro.

Em Utah, Raulzinho, 25, pode ganhar a vaga de armador reserva de um time que mira os playoffs.

Já o ala-armador Georginho, 21, vai jogar pela filial do Houston Rockets na liga de desenvolvimento da NBA, o Rio Grande Valley Vipers.

Lá, será orientado pelo estafe que trabalha também para a equipe de cima.

Nos Rockets, só ficou justamente o pioneiro Nenê, que abriu portas da NBA ao país em 2002.

Aos 35, o pivô ainda é um protagonista brasileiro, com papel relevante em um dos novos "supertimes" da liga.

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress
Crédito: Editoria de Arte/Folhapress

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.