Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Etiópia admite uso de jogador irregular e África do Sul volta a sonhar com a Copa-2014

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

A seleção da Etiópia admitiu nesta terça-feira que utilizou um jogador suspenso na vitória por 2 a 1 sobre Botsuana, no último dia 8, pelas eliminatórias africanas para a Copa do Mundo. Com a admissão etíope, as chances de punição aumentam, o que voltará a colocar a África do Sul com possibilidade de disputar o Mundial no Brasil.

"Nós avaliamos a situação e temos a impressão de que cometemos um erro", disse Sahlu Gebrewold, diretor-executivo da Associação Etíope de Futebol.

Segundo a BBC, um atleta etíope estaria suspenso da partida ante os sul-africanos pois teria levado o segundo cartão amarelo na rodada anterior. De acordo com a súmula publicada no site da Fifa, Minyahile Beyene recebeu cartão amarelo na vitória sobre Botsuana por 1 a 0 no dia 24 de março e, também, no empate por 1 a 1 com a África do Sul, no último dia 3, o que o deixaria suspenso do jogo do dia 8. No entanto, a federação etíope não informa qual atleta teria sido escalado de forma irregular.

O dirigente afirma ainda que não irá recorrer a qualquer punição que a Fifa decida aplicar. A punição típica para a escalação de jogadores irregulares é a derrota por 3 a 0.

"Nós aceitamos a alegação de que era inapropriada [a escalação do jogador]. Nós não vamos apresentar nenhuma apelação a respeito", afirmou.

A declaração ocorre um dia após a Fifa anunciar que abriria um processo de investigação para averiguar se Etiópia e Togo utilizaram jogadores de forma irregular em partidas das eliminatórias.

Simon Maina/AFP
Anele (esq.) disputa a bola com Said durante partida entre Eitópia e África do Sul, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014
Anele (esq.) disputa a bola com Said durante partida entre Eitópia e África do Sul, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014

No campo, a Etiópia eliminou a África do Sul no domingo, após vitória por 2 a 1. Os etíopes garantiram a liderança do Grupo A com 13 pontos e uma vaga na fase final das eliminatórias. Os sul-africanos têm oito pontos.

Porém, caso o triunfo sobre Botsuana seja retirado, Etiópia ficaria com dez pontos, apenas dois à frente da África do Sul, que voltaria a ter chances de ir ao Brasil no ano que vem. Na última rodada, em setembro, os sul-africanos recebem Botsuana, enquanto os etíopes visitam a República Centro-Africana.

Desde o México na Copa de 1970, o país a sediar a Copa anterior não perde, em campo, a classificação para o Mundial seguinte.

TOGO E GUINÉ EQUATORIAL

No caso de Togo, a Fifa investiga a vitória da seleção sobre Camarões por 2 a 0 no último dia 9. Caso a escalação irregular de um jogador --também por estar suspenso por dois cartões amarelos-- e a punição se confirmem, os camaroneses iriam para dez pontos e ultrapassariam a atual líder Líbia, que tem nove.

Na última rodada, Camarões recebe a Líbia. Se houver a punição, os camaroneses jogariam por apenas um empate em casa para ir à fase final.

Segundo a súmula publicada no site da Fifa, Alaixys Romao foi amarelado na derrota para Camarões por 2 a 1 no dia 23 de março e também no empate ante a Líbia por 1 a 1, no dia 3 de junho. Portanto, caso a informação no site da Fifa se confirme, o atleta não poderia ter sido escalado para a partida do dia 9 contra Camarões.

A Guiné Equatorial, já sem chances de ir para a próxima Copa, também está sendo investigada pela entidade máxima de futebol devido a escalação irregular de um jogador em duas partidas contra Cabo Verde --ainda não foi divulgado o tipo de irregularidade. Na derrota por 2 a 1 no dia 8 de junho e na vitória por 4 a 3 sobre a mesma equipe no dia 24 de março. Esta investigação pode interferir na classificação do Grupo B, que tem na Tunísia o seu classificado à fase final.

Segundo a Fifa, o processo disciplinar é a continuação de um processo semelhante contra a mesma federação por, supostamente, escalar o atleta em situação irregular no duelo de março. A Guiné Equatorial apelou ao Comitê Disciplinar da Fifa sobre o assunto e o processo está em andamento.

Caso Guiné Equatorial seja punida, Cabo Verde voltaria a ter chances de avançar à fase final, pois subiria para nove pontos, ficando apenas dois atrás da Tunísia, faltando uma rodada para o término da chave. No último jogo, a seleção tunisiana recebe Cabo Verde.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página