Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Governo enterra CPI da CBF; senadores batem boca no plenário

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

O governo entrou em campo e conseguiu barrar a instalação de CPI (Comissão Parlamentar Inquérito) no Senado para investigar a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Por orientação do Palácio do Planalto e da CBF, nove senadores retiraram as assinaturas do pedido de criação da CPI, o que na prática impede que ela seja criada.

Pelas regras do Senado, a comissão de inquérito precisa do apoio de pelo menos 27 senadores para ser instalada. O senador Mário Couto (PSDB-PA), autor do pedido, reuniu 34 assinaturas --mas apenas 25 mantiveram o apoio depois da "operação abafa" deflagrada pelo governo.

O Palácio do Planalto e a CBF não querem as investigações devido à proximidade da Copa de 2014 no Brasil, especialmente porque Couto quer apurar os gastos em obras de infraestrutura realizadas pelo governo para o mundial de futebol --além de irregularidades e superfaturamento na construção de estádios.

Irritado com a "operação abafa", Couto bateu boca no plenário do Senado com o senador Zezé Perrella (PDT-MG), ex-presidente do Cruzeiro, que foi acusado pelo tucano de fazer lobby com os senadores em favor da CBF para a retirada de apoio de à CPI.

"É deprimente que muitos senadores não saibam de suas atribuições. Eu quero divulgar o nome de um por um desses senadores. Não pense o presidente da CBF que vou ficar alheio à vontade do povo", disse.

Em resposta a Couto, Perrella admitiu que trabalhou pela retirada das assinaturas a pedido do presidente da CBF, José Maria Marin, de quem é amigo pessoal. "Eu não tenho vergonha de dizer que sou [amigo de Marin], senador Mário Couto. Recebi sim o telefonema dele. Eu liguei para ele me propondo a fazer isso. Eu sou muito homem, o senhor não me conhece. Me respeite por favor", afirmou.

Perrella negou que tenha recebido pedidos do Palácio do Planalto contra a instalação da comissão, embora nos bastidores líderes governistas tenham pressionados aliados da presidente Dilma Rousseff a não apoiarem a sua criação.

No bate-boca, Couto disse que Perrella "passou a noite bisbilhotando senadores para retirarem assinaturas" e não merece "respeito" dos demais congressistas. "Senador que retira assinatura de uma CPI não merece o meu respeito. Não me jogue contra os senadores sérios daqui. Vossa Excelência tinha interesse porque ele é seu amigo. Seja homem, não me perturbe."

O tucano disse que, sem a CPI, vai acionar o Ministério Público Federal para investigar a confederação. Couto também prometeu recomeçar a coleta de assinaturas numa nova tentativa para instalar a comissão de inquérito. "Não desisto. Dane-se o Senado. O Senado não quer, dane-se o Senado."

NOMES

Couto cumpriu a promessa e, logo depois de trocar farpas com Perrella, divulgou os nomes dos nove senadores que retiraram o apoio à criação da CPI, entre eles dos senadores do PSDB: Ivo Cassol (PP-RO), Lobão Filho (PMDB-MA), Wilder Morais (DEM-GO), João Alberto (PMDB-MA), Maria do Carmo Alves (DEM-SE), Clésio Andrade (PMDB-MG), Cícero Lucena (PSDB-PB), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Paulo Davim (PV-RN).

Couto pediu a criação da CPI na semana passada, com o objetivo de apurar o uso abusivo de poder econômico nas eleições da CBF desde o ano 2000 --com foco nas gestões do ex-presidente da instituição Ricardo Teixeira.

O senador também queria investigar denúncias de que a CBF oferece dinheiro para que as federações de futebol elejam sua cúpula. "O fluxo é o seguinte: o presidente da federação recebe favores do presidente da confederação para que ele fique na sua mão. E assim o presidente da confederação se perpetua no cargo. São mais de 20 Estados em que presidentes de federações têm mais de dez anos de mandato", disse o tucano.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página