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Custo dos estádios da Copa sobe R$ 1 bi e supera investimento em mobilidade

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O custo dos estádios da Copa subiu R$ 1 bilhão e superou o investimento em mobilidade após novos dados divulgados, nesta segunda-feira, pelo Ministério do Esporte sobre as obras para o Mundial.

De acordo com a versão atual da chamada Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo, só as obras dos estádios do Mundial vão consumir mais de R$ 8 bilhões --R$ 1 bilhão a mais do que o previsto na versão anterior do documento, divulgada em dezembro do ano passado. Já as obras para melhorias do transporte público ou construção de novas vias receberão cerca de R$ 7 bilhões -- R$ 800 milhões a menos do que receberiam anteriormente.

De dezembro até hoje, o custo da reforma ou construção dos 12 estádios da Copa subiu 14%. Já esses investimentos mobilidade diminuíram 10%, parte disso devido a atrasos nos cronogramas de construção.

Nesta segunda-feira, o Ministério do Esporte tirou da lista de obras da Copa 14 projetos. Desses, 12 eram de transporte, um era em um porto e outro, em aeroporto. Só Porto Alegre, que já havia confirmado há meses os atrasos em suas obras de melhoria urbana, tirou dez obras de mobilidade da matriz. Isso aponta que essas não estarão prontas até o início do Mundo.

Os investimentos em portos de cidades-sede da Copa do Mundo perdeu ainda mais recursos do que a mobilidade urbana: 13%. Em dezembro, estava previsto que as obras em terminais marítimos e fluviais custassem R$ 676 milhões. Após a reforma do Porto do Rio ser tirada da lista de projetos para o Mundial, o investimento caiu para R$ 587 milhões.

Já o custo dos estádios só não aumentou mais que o valor previsto para a reforma do entorno dessas arenas. Como parte de sua preparação para a Copa, cidades-sede também têm que fazer obras de melhoria de calçamento e acesso aos seus locais de jogo. Em dezembro, o ministério havia estimado que isso custaria R$ 795 milhões a governos. A estimativa atual é que isso custe R$ 996 milhões -25% a mais.

Apesar dessas estarem ligadas estritamente a área dos estádios, o Ministério do Esporte considera que elas também são obras de mobilidade urbana. Dessa forma, todas as obras dessa área, incluindo as obras no entorno dos estádio, custariam R$ 8,024 bilhões --quase o mesmo dos estádios da Copa.

ESTÁDIOS

Entre as obras de estádios da Copa, já são duas que oficialmente custam mais de R$ 1 bilhão: Maracanã (R$ 1,050 bilhão), no Rio, e o Mané Garrincha (R$ 1,403 bilhão), em Brasília. Esses dois, aliás, estão entre os oito que tiveram o custo de sua reforma ampliado de dezembro para hoje.

Mineirão, em Belo Horizonte, Beira-Rio, em Porto Alegre, e Itaquerão, em São Paulo, mantiveram o custo de suas obras. Já o custo da reforma do Castelão, em Fortaleza caiu: de R$ 623 milhões para R$ 518 milhões.

De acordo com a nova versão da Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo, só 0,06% do custo da reforma dos estádios será custeado puramente com recursos privados. Cerca de 99,4% será pago diretamente por governos ou com ajuda de financiamento de bancos públicos, como o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Estádio Cidade-sede Custo em dez/2012 Custo hoje Andamento
Mineirão Belo Horizonte R$ 695 milhões R$ 695 milhões Pronto
Estádio Nacional Mané Garrincha Brasília R$ 1,015 bilhão R$ 1,403 bilhão Pronto
Arena Pantanal Cuiabá R$ 518,9 milhões R$ 570,1 milhões 87% concluído
Arena da Baixada Curitiba R$ 234 milhões R$ 326,7 milhões 83% concluído
Castelão Fortaleza R$ 623 milhões R$ 518,6 milhões Pronto
Arena da Amazônia Manaus R$ 515 milhões R$ 669,5 milhões 88% concluído
Arena das Dunas Natal R$ 350 milhões R$ 400 milhões 91% concluído
Beira-Rio Porto Alegre R$ 330 milhões R$ 330 milhões 87% concluído
Arena Pernambuco Recife R$ 529,5 milhões R$ 532,6 milhões Pronto
Maracanã Rio de Janeiro R$ 808,4 milões R$ 1,050 bilhão Pronto
Fonte Nova Salvador R$ 591,7 milhões R$ 689,40 milhões Pronto
Itaquerão São Paulo R$ 820 milhões R$ 820 milhões 93% concluído
Total R$ 7,031 bilhões R$ 8,005 bilhões
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