Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Fifa veta jogadores de levar mensagens sob camisas e libera véu e turbante

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Jogadores de futebol não poderão mais levantar suas camisas para exibir uma mensagem na roupa de baixo, mesmo que o conteúdo dela seja de cunho educativo e/ou solidário, decretou neste sábado a International Football Association Board (IFAB).

A exibição de mensagens nas camisas de baixo já havia sido banida pela Fifa, órgão máximo do futebol, mas os jogadores continuavam a mostrar mensagens parabenizando alguém ou celebrando o nascimento de uma criança.

"A partir de agora, nenhuma frase ou imagem em qualquer roupa de baixo poderá ser mostrada, nem mesmo aquelas com boa intenção. A regra valerá a partir do dia 1º de junho e estará vigente para a Copa do Mundo", disse o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, em entrevista coletiva após reunião com a International Board.

Embora muitas mensagens demonstrem solidariedade a uma coisa ou a uma pessoa, Valcke decidiu estender o veto para evitar confusões.

"É mais fácil dizer não", disse. "Às vezes, somos criticados por dizer 'não', mas quem pode definir se o conteúdo de uma mensagem é bom ou não?"

Para o membro da International Board Jonathan Ford, diretor executivo da Federação de Futebol do País de Gales, seria impensável delegar a um árbitro a avaliação do conteúdo das frases (se de cunho comercial, político ou solidário).

"Muitos podem acreditar que isso é de certa forma grosseiro, mas determinar se a mensagem é correta ou não em meio a diferentes culturas e diferentes países seria muito complicado. Então é mais fácil banir as mensagens de uma vez por todas", disse.

Jogadores que não respeitarem a nova regra serão punidos pelos organizadores da competição, em vez de receberem cartão amarelo.

VÉU, TURBANTE E SOLIDÉU

Em outra mudança anunciada, a Fifa ratificou o uso de lenços e vestes nas cabeças pelas mulheres, uma medida que havia sido aprovada provisoriamente em julho de 2012, principalmente para que as mulheres muçulmanas pudessem usar o hijab.

"Também recebemos uma solicitação da comunidade sikh para que os jogadores pudessem atuar com o véu, e resolvemos liberar o uso também para os homens", acrescentou Valcke, se referindo a turbante e solidéu.

A International Board, composta pelas quatro federações do Reino Unido e quatro representantes da Fifa, foi formada em 1886, cerca de 18 anos antes da própria Fifa ser fundada.

O órgão, que vem sofrendo mudanças internas com a implementação de subcomitês, sanciona e muda as regras do jogo caso pelo menos três quartos dos membros votem a favor.

Segundo Valcke, as regras do futebol estão sendo submetidas a novas revisões para que suas interpretações sejam mais claras em todos os países.

Amir Poormand - 25.jun.2009/AFP
Jogadoras do Irã treinam com a cabeça protegida, em junho de 2009
Jogadoras do Irã treinam com a cabeça protegida, em junho de 2009
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página