Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Marcelo Tas: "Vai tomar caju"

Mais opções

Assim como Dercy Gonçalves, minha avó Geralda era boca suja e queridíssima de todos. Na presença de estranhos, por delicadeza ou peraltice, remasterizava os xingamentos prediletos dela. Vai tomar no cu, por exemplo, virava vai tomar caju.

Há uma semana, leio bobagens e choramingos sobre o coro dirigido à presidente do Brasil na abertura da Copa. Fui testemunha ocular da história e me sinto na obrigação de um depoimento à nação. Da arquibancada, vi a cena com nitidez de HDTV. O suposto cântico obsceno entoado por todo o estádio era apenas.

O que seriam das mães dos árbitros de futebol se xingamentos de estádio fossem levados ao pé da letra? Idiotas da objetividade surgiram para garantir com precisão científica digna de Mãe Dináh que o corinho burlesco teria partido de VIPs da "elite branca paulista". Lula chegou a prometer vingança contra tal "elite preconceituosa".

Na arquibancada ao meu lado, um grupo de turistas negros baianos que aderiu ao brado retumbante desmentia a tese lunática. Um deles creditou o bem-estar que sentia depois da catarse a botar para fora sentimentos em relação a Jaques Wagner, governador da Bahia, da elite petista. Quem não suporta vaias devia fazer as coisas direito.

É hora de o Brasil entender de vez o significado da palavra elite. Do latim exlegere, eleger, escolher; elite é o que há de mais valorizado ou de melhor qualidade num grupo social. Para mim, a elite dessa Copa é a torcida japonesa que recolhe o próprio lixo depois de perder de virada para a Costa do Marfim na Arena Pernambuco.

Em entrevista a Jô Soares, Dercy disse que nunca falou um só palavrão. Explicou: cu é apelido de algo que todos temos e palavrão é a pilantragem rasa da política no Brasil. Estou com Dercy e vó Geralda. #VaiBrasil

Mais opções

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página