Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Zagueiro da Itália diz que foi mordido por Suárez; atacante uruguaio pode ser suspenso

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

O zagueiro italiano Giorgio Chiellini, 29, acusou o atacante Luis Suárez, 27, de mordê-lo durante a vitória de 1 a 0 que classificou o Uruguai às oitavas de final e eliminou a Itália da Copa do Mundo, nesta terça-feira (24), na Arena das Dunas, em Natal.

"O juiz mudou o jogo. Primeiro deu falta de Marchisio que não existiu [no lance da expulsão do volante]. Depois Suárez me mordeu, como já havia feito. Quero ver se a Fifa vai ter a coragem de tomar providência para esse tipo de coisa", afirmou ao SporTV.

No lance em que Suárez e Chiellini se agrediram na área italiana, o atacante caiu com as mãos na boca.

Embora o árbitro mexicano Marco Antonio Rodríguez não tenha mostrado nem sequer um cartão amarelo pela falta marcada, a Fifa pode punir o uruguaio, baseando-se imagens de TV. Ele corre o risco até de não jogar mais neste Mundial.

Na Copa de 1994, apesar de a Itália chegar à decisão, seu lateral Mauro Tassotti se despediu nas quartas de final por causa de uma cotovelada no meia espanhol Luis Enrique. A arbitragem não viu o lance, mas a Fifa afastou o infrator daquele Mundial.

Suárez, herói do triunfo de 2 a 1 sobre a Inglaterra na segunda rodada com dois gols no Itaquerão, tem histórico de polêmicas na sua carreira, inclusive mordidas em adversários.

Já foi suspenso duas vezes, na Holanda e na Inglaterra, por usar seus proeminentes dentes em agressões.

Em novembro de 2010, a Federação Holandesa de Futebol o afastou por sete jogos do Ajax devido a uma dentada no ombro do meia-atacante Otman Bakkal, do PSV Eindhoven.

Em abril do ano passado, Suárez recebeu punição de dez partidas do Liverpool por causa de uma mordida no braço do lateral direito sérvio Ivanovic, do Chelsea.

Mesmo com todo o histórico de seu jogador, o técnico uruguaio se irritou ao ser questionado três vezes sobre a mordida do atacante no zagueiro.

"Não sei de aconteceu, não merece nenhum outro comentário, não é coisa mais significativa de um partida de futebol", afirmou, na primeira vez, em entrevista coletiva depois da vitória.

"Não gosto que ninguém fale por mim, não aceito conselhos, nem de uruguaios nem de ingleses", disse, na segunda resposta, quando um jornalista britânico perguntou se o atacante continuaria jogando no Mundial.

"Vou repetir. Não vi o incidente, Jogamos muitas partidas sem Suarez nas eliminatórias", completou, já bastante irritado, na terceira pergunta. "Isso é jogo de futebol, não um jogo de cartas", finalizou.

Já o zagueiro Diego Lugano, um dos líderes da seleção uruguaia, disse que Chiellini é 'cagueta' e que não houve mordida de Suárez.

"Duas coisas: a cicatriz de Chiellini é velha, tem que ser muito estúpido para achar que a cicatriz é de agora. Segundo, a Itália provocou durante todo o jogo, como faz sempre, faz parte do jogo deles. Se Chiellini fez isso [mostrou a cicatriz], quebrou todos os códigos de vestiário. Nunca imaginei que um italiano, desse nível, fosse tão cagueta fora de campo. Chorar faz parte, mas chorar desse jeito? Seria mais homem procurar os erros próprios. Não teve mordida, não teve cicatriz e foi algo de campo, normal", disse Lugano.

Colaboraram FABIANO MAISONNAVE e MARCEL MERGUIZO, de Natal

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página