Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

O alemão: "Seriedade e 'latte macchiato' de soja"

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Mats Hummels é um jogador de futebol. Um ótimo jogador. Talvez até mesmo um dos melhores do Mundial.

Antes da semifinal contra o Brasil nesta terça-feira (8/7), também pode-se arriscar que o jogador do Dortmund é ótimo em cabeçadas. Afinal, Hummels ganhou quase todos os duelos de cabeça na última partida, as quartas contra a França. Além disso, Hummels marcou o seu segundo gol de cabeça nesta Copa. E se é verdade o que todos dizem, então ele é um homem que usa muito a cabeça: um profissional pensativo, ponderado, que segue seus princípios e não tem medo também de assumir suas ideias tanto dentro quanto fora do campo.

Mas, às vezes, é bom desligar um pouco a mente. Por exemplo, na manhã seguinte à vitória contra a França de 1 a 0.

Vitória essa que levou a Alemanha pela quarta vez consecutiva à semifinal num Mundial. Os jogadores foram liberados do treino pelo técnico Joachim Löw. Hummels passou seu dia livre na praia, de sunga preta, óculos escuros, cabelos pretos encaracolados. O único toque colorido, veio da namorada Cathy Fischer, que estava ao seu lado, usando um vestido rosa.

Poderia até se pensar que um jogo incrível como esse, nas quartas da Copa, fosse suficiente para um jogador ser reconhecido como excelente. Mas futebol também é um negócio, e Hummels sabe disso melhor do que ninguém.

Provavelmente por isso, o zagueiro não tenha se surpreendido neste fim de semana ao ver muito mais a relação com a namorada Cathy como tema principal das matérias jornalísticas do que sua atuação no jogo.

O tabloide alemão "Bild am Sonntag" publicou, em uma página inteira, uma foto do "casal dos sonhos passeando na praia".

Na própria coluna de Cathy Fischer sobre a Copa, o título era: "Oi Alemanha! Vocês viram o coração que eu fiz com as mãos, lá das arquibancadas, após a vitória de 1 a 0 sobre a França?". Ela mesma respondia, em seguida: "Sim, é claro que ele era para o Mats!"

Às vezes, é melhor conseguir desligar a cabeça de tudo.

Hummels, 25, e Fischer, 26, já estão juntos há sete anos. Um casal um tanto desigual. Ele prefere não falar publicamente sobre sua relação. Ela, ao contrário, fala muito. Quase diariamente a ex-"Miss Bayern de Munique" dá entrevistas, quase sempre fúteis. Ela mesma se define como uma "fofoqueira", interessada em temas supérfluos.

Na sexta-feira (5/7), ela revelou que Mats se recuperou novamente graças ao famoso "latte macchiato" de soja que toma.

Pode-se imaginar o que os demais jogadores pensam sobre as qualidades de repórter de Cathy Fischer. Nenhum deles se manifesta oficialmente. E se o fizessem, certamente saberiam o que dizer a Hummels.

O jornal "Die Zeit" escreveu certa vez que Hummels, não é de meias palavras. Ele é esperto e inteligente, se expressa melhor do que qualquer outro jogador. Ele é o Thomas Müller dos zagueiros: bem-sucedido, popular e inteligente. Mas, diferentemente de Müller, do Bayern de Munique, Hummels que joga no Dortmund é mais fechado e até um pouco presunçoso.

Ele falou certa vez que para ele é importante dizer sempre o que pensa. Ele é diferente. Sabe que é e parece se orgulhar disso.

Mas no futebol muitas vezes é mais fácil quando não se pensa muito.

Antes da Eurocopa de 2012, Hummels estava até mesmo pensando em fazer um boicote à mídia. Tudo por não ter gostado de uma matéria crítica que foi publicada sobre ele na revista "Der Spiegel". Sua mãe, jornalista esportiva, também cogitou rescindir a assinatura (de 20 anos) da revista, disse Hummels. Mas, um dia depois do ocorrido, ele voltou a falar com a imprensa. Mesmo assim, até hoje, ainda lembra do ocorrido.

Há dois anos, Hummels foi um dos grandes jogadores do Eurocopa. À época, sua namorada Cathy era apenas uma namorada de jogador e não uma "colunista". Mas o seu namorado Mats já jogava um futebol forte, moderno e muito bem pensado. Isso tudo até a partida semifinal contra a Itália. Ao que parece, Hummels demorou um pouco demais para fazer um lance de cabeça e perdeu a jogada contra o jogador Cassano. Com isso, a Alemanha foi desclassificada. Hummels acabou sendo considerado um dos culpados pela eliminação. Mas não seria Hummels, se tivesse simplesmente aceitado isso.

"Qualquer pessoa que entende um pouco de futebol viu que não fomos eliminados por causa desse lance", disse ele logo após o torneio.

"Também houve muitos outros erros que foram menos comentados"

Talvez seja mesmo verdade que Löw desejasse um pouco mais de humildade do seu confiante zagueiro. A relação entre treinador e jogador nem sempre é a ideal e, neste Mundial, deve estar sendo mais testada do que nas vezes passadas. Até mesmo muito mais do que os problemas que se tornaram público entre o jogador e sua namorada. Mas Hummels gosta de se pronunciar sobre esse tema tanto quanto gosta de falar ou não sobre seu relacionamento com Cathy.

O fato é que Hummels mudou seu jogo após ter ficado no banco durante algumas partidas nesta Copa. E ele fala sobre isso de forma inteligente, é claro.

"Eu tive que mudar minha forma de jogar na seleção. Agora eu deixo de jogar as bolas longas e evito passes muito arriscados", disse ele.

Ou seja, ele joga de forma mais efetiva, com menos floreios. "Após a temporada 2012/2013, eu prometi a mim mesmo que não vai haver mais gols simples contra nossa equipe por culpa minha", disse Hummels ao "Süddeutsche Zeitung".

Afirmou que, "a partir de agora", jogaria sério. "Eu estou muito mais focado", ele disse. E com resultado. Nesta Copa do Mundo, nos quatro jogos em que atuou, ele conquistou 36 vezes a bola. Em relação à atuação em campo, nenhum jogador da Copa foi tão bem-sucedido como ele. Nas semifinais contra o Brasil, Löw voltará a contar com Hummels jogando como líder na defesa.

Já nas quartas ele conseguiu parar o zagueiro superstar Karim Benzema, da França. Hummels fez jogadas apuradas com a barriga, com o joelho e, claro, com a cabeça.

E a namorada Cathy Fischer? Ela fez corações das arquibancadas. Claro que ela estava muito orgulhosa do seu Mats. Das cabeceadas do seu jogador.

Tradução de CARLA SILVEIRA

Editoria de Arte/Folhapress
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Seleção Brasileira
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página