Repsol vende rede de postos no Brasil à AleSat por US$ 55 milhões
A petrolífera espanhola Repsol anunciou nesta sexta-feira a venda de sua rede de distribuição de combustíveis à AleSat. O negócio foi fechado por US$ 55 milhões, e prevê a aquisição da rede dos 327 postos de bandeira Repsol, infra-estrutura comercial, logística, além dos negócios complementares da lojas de conveniência, vendas diretas e asfaltos.
É o segundo negócio que a Repsol se desfaz, no Brasil, na mesma semana. Na quarta-feira, a companhia comunicou a venda da refinaria de Manguinhos, no Rio, ao grupo Grandiflorum, por R$ 2 milhões. A refinaria já não operava há dois anos, e as instalações eram usadas para a distribuição de combustíveis.
Em comunicado, a Repsol alega que o negócio faz parte de um plano de venda de ativos de distribuição não integrados em países como Chile, Equador e Brasil. Tal processo já possibilitou à empresa arrecadar US$ 310 milhões.
A Repsol informa ainda que vai priorizar as atividades de exploração e produção no Brasil. Atualmente, a empresa tem 14 mil barris/dia de produção, em função da participação de 10% no campo de Albacora Leste, na bacia de Campos, que é controlado pela Petrobras.
A petrolífera vai apostar na perspectiva que tem com a concessão de 24 blocos adquiridos nas rodadas da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), dos quais é operadora em 11 deles. A Repsol tem, inclusive, participação nos campos de Carioca e Guará, na camada pré-sal da bacia de Santos.
"A área de águas profundas da Bacia de Santos, uma das mais prolíferas do mundo, converte o Brasil em uma das principais áreas de crescimento da Repsol no futuro em função das descobertas dos campos de Carioca e Guará, que contêm um elevado potencial exploratório de petróleo de alta qualidade, de acordo com as primeiras avaliações. A Repsol irá colaborar junto com a Petrobras e os demais sócios para o desenvolvimento dos mesmos", informa o comunicado.
Polipetro
É o segundo negócio da Ale este ano. Em setembro, havia comprado a rede Polipetro, com 130 postos na região Sul do país. A Ale é a quinta maior distribuidora do país, com 1.300 postos espalhados em 21 Estados. Com a Repsol, a empresa prevê que terá 1.700 postos até 2010. Até lá, os postos Repsol passarão a usar a marca Ale.
Com o negócio, a Ale terá 4,6% do mercado. Os postos da Repsol representam 0,5% do total do mercado. A Ale estima que a aquisição vai representar um aumento de 20% aos cerca de 300 milhões de litros. Com isso, estão previstos investimentos de R$ 250 milhões nos próximos cinco anos em toda a rede. A meta da Ale é ter 2.500 postos em 2012.
"Com essa negociação, a companhia passa a ter muito mais competitividade no mercado brasileiro, uma vez que o ganho de escala é um grande diferencial no setor de combustíveis", afirmou o presidente da Ale, Marcelo Alecrim.
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