Campanha veste sem-teto com roupas Abercrombie em protesto contra a grife
Após a americana Abercrombie & Fitch ter se tornado alvo de críticas por decidir associar a marca apenas a pessoas consideradas bonitas, uma campanha na internet propõe vestir moradores de rua com artigos da grife.
Apelidada de "Abercrombie Popular", a campanha foi criada pelo designer paulistano Isaias Zatz, 21, e possui uma página no Facebook e um Tumblr (blog para publicação de fotos) que mostram imagens de moradores de rua usando roupas da marca obtidas por meio de doações.
A iniciativa surgiu depois de Robin Lewis, coautor do livro "The Rules of Retail", ter causado polêmica ao afirmar ao site "Business Insider" que a empresa optou por não vender roupas femininas nos tamanhos XL e XXL (XG e XXG no Brasil) para que a marca seja ligada apenas a pessoas "magras e bonitas".
A acusação ganhou força com a divulgação de declarações feitas pelo presidente da empresa, Mike Jeffries, em 2006. "Em toda escola existem as crianças legais e populares e as crianças 'não tão legais'. Nós vamos atrás das legais", afirmou.
"Muitas pessoas não servem [em nossas roupas] e não devem servir. Somos excludentes? Absolutamente."
Segundo Lewis, a Abercrombie manteve os tamanhos grandes para homens somente para atrair esportistas fortes para as suas lojas.
Zatz, criador da campanha contra a grife no Brasil, afirmou que a ideia de agir contra a Abercrombie não é nova. "Nunca fui fã da marca por ela ser um símbolo social, com só pessoas ricas usando", disse.
Com a repercussão das críticas à empresa, o designer decidiu doar camisetas da grife que ganhou no Natal para moradores de rua e postar as fotos deles usando os artigos em um Tumblr, criado neste fim de semana. Passou, então, a receber doações e fotos de internautas e criou uma página no Facebook.
Uma iniciativa semelhante contra a Abercrombie & Fitch ganha força nos EUA.
Na segunda-feira, o internauta Greg Karber postou no YouTube um vídeo no qual doa roupas da grife a moradores de rua e convoca americanos para o movimento "Fitch the Homeless" (vista os sem-teto com a Fitch, em tradução livre).
Wikimedia Commons | ||
Mike Jeffries, da marca de roupas Abercrombie |
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