Comércio recua 0,5% em março e dá sinais de esgotamento
Protegido até então pelo aumento da renda, o comércio varejista já dá sinais de esgotamento e registrou queda de 0,5% de fevereiro para março, na comparação livre de influências sazonais (típicas de cada período).
O dado foi divulgado pelo IBGE nesta quinta-feira (15).
Em fevereiro, o indicador havia ficado estável, após crescer 0,4% em janeiro. Com isso, o comércio apresenta estabilidade no trimestre em relação aos três últimos meses de 2013.
O varejo nacional obteve, em termos de volume de vendas, perda de 1,1% ante março de 2013. Foi o primeiro resultado interanual negativo depois de 12 meses de crescimento.
Ainda assim, o comércio acumula alta de 4,5% no primeiro trimestre em relação a igual período do ano passado e também de 4,5% nos últimos 12 meses.
O comércio já dá sinais de perda de ritmo após um longo ciclo de expansão. O recuo em março e a estabilidade em fevereiro já indicam o peso de juros mais altos, crédito mais escasso e caro e menor confiança de consumidores.
Nos resultados de fevereiro para março, três das dez atividades pesquisadas obtiveram resultados positivos nas vendas: móveis e eletrodomésticos (1,5%); livros, jornais, revistas e papelaria (1,2%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,5%).
Tiveram queda outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,2%); veículos e motos, partes e peças (-0,6%); tecidos, vestuário e calçados (-0,8%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,0%); combustíveis e lubrificantes (-1,5%); material de construção (-3,1%); e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-4,5%).
O fato do Carnaval neste ano ter caído em março também reduziu o número de dias úteis e afetou o desempenho de alguns setores.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
VEJA O CRESCIMENTO POR SETOR (em %)
ATIVIDADES | Mar/fev.14* | Mar.14/mar.13 | No ano | 12 meses |
---|---|---|---|---|
Comércio varejista ** | -0,5 | -1,1 | 4,5 | 4,5 |
1. Combustíveis e lubrificantes | -1,5 | 4 | 8,1 | 7,3 |
2. Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo | -1 | -2,8 | 2,6 | 2,1 |
2.1 Super e hipermercados | -0,8 | -3 | 2,4 | 2 |
3. Tecidos, vestuário e calçados | -0,8 | -7,3 | 0,5 | 2,7 |
4. Móveis e eletrodomésticos | 1,5 | 3,8 | 6,5 | 6,1 |
4.1 Móveis | - | 7,4 | 8,3 | 1,4 |
4.2 Eletrodomésticos | - | 3,2 | 6,6 | 9,2 |
5. Artigos farmacêuticos, med., ortop., perfumaria | 0,5 | 9,6 | 12,7 | 11,4 |
6. Equip. e material para escritório, informática e comunicação | -4,5 | -4,9 | -0,7 | 5,8 |
7. Livros, jornais, revista e papelaria | 1,2 | -8,2 | -3,5 | -0,2 |
8. Outros artigos de uso pessoal e doméstico | -0,2 | -3,8 | 7,4 | 9,2 |
Comércio varejista ampliado(**) | -1,2 | -5,7 | 2,1 | 3,2 |
9. Veículos e motos, partes e peças | -0,6 | -16 | -3,8 | -0,4 |
10. Material de construção | -3,1 | 1,4 | 7,2 | 7,4 |
(*) Séries com ajuste sazonal
(**) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8.
(*) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 10
Fonte: IBGE
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Atualizado em 28/03/2024 | Fonte: CMA | ||
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Dolar Com. | +0,68% | R$ 5,0140 | (17h00) |
Euro | +0,04% | R$ 5,3979 | (17h31) |