Internet faz 20 anos no Brasil e vê perfil de usuário mudar
Exatos 20 anos após começar a ser oferecido comercialmente no Brasil, o acesso à internet ainda é restrito a cerca de 60% da população, mas deixou de ser concentrado na população mais rica.
No dia 1º de maio de 1995, a Embratel começou a oferecer a possibilidade de acesso ao mercado em geral –antes, ela era limitada a universidades e alguns funcionários de órgãos oficiais.
À época, 250 consumidores foram selecionados para testar a tecnologia –aficionados por tecnologia e consumidores que tinham dinheiro para comprar um PC.
Hoje, 54% dos internautas pertencem à classe C, ante 36% de A e B, de acordo com pesquisa do instituto Data Popular feita a pedido do Google com 1.500 usuários.
Há ao menos 120 milhões de brasileiros conectados, de acordo com o levantamento mais recente do instituto Nielsen Ibope, de julho de 2014 (o número leva em conta acessos frequentes e esporádicos). O Brasil tinha, no mesmo mês, 202,8 milhões de habitantes, segundo o IBGE.
A mudança no perfil do internauta está relacionada às redes sociais aos smartphones, que estimulam a conexão.
Editoria de arte/Folhapress | ||
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