Unidades temporárias de franquias servem para teste e têm risco menor
Em um momento em que empreendedores querem arriscar menos, as lojas temporárias, ou "pop-ups", têm atraído quem busca testar produtos e praças ou aproveitar a época de fim de ano.
A argentina Havanna abriu neste mês três quiosques em shoppings paulistas (Tatuapé e Jardim Sul, na capital, e Vale Sul, em São José dos Campos), com produtos como panetones e biscoitos.
"Miramos a venda de itens sazonais, divulgação e teste da praça. Os interessados vão desde franqueados a quem queira conhecer o negócio", afirma a diretora de expansão Renata Rouchou.
Para Caroline Bittencourt, diretora de inteligência de mercado do Grupo Bittencourt, o negócio vale já que, como o tempo de locação da praça é curto, as condições para alugar são melhores.
O custo de instalação também cai. De acordo com Juarez Leão, diretor da ABF (Associação Brasileira de Franchising), abrir uma loja de 50m2 no shopping custa em média R$ 200 mil. Nas "pop-ups", onde a padronização é mais flexível, o valor é menor.
Além disso, se o franqueado já possui outra unidade, ele pode remanejar o estoque. "Há casos em que se abre uma nova loja sem gastar quase nada", diz Leão.
No caso da Havanna, os quiosques foram emprestados. Os custos dos franqueados são com a instalação e remoção da estrutura e aluguel.
"Deve-se escolher a época certa, que tem que combinar com o produto. Nos testes de produtos ou praças, seja ágil: o concorrente está vendo seu negócio, então erre e acerte rápido", diz Bittencourt.
A Cacau Show começou a investir em "pop-ups" no Natal e na Páscoa em 2013, com 40 lojas. Neste ano, são mais de 300, ou 5% do faturamento natalino. Em 2017, espera-se aumento de 20% de lojas.
"Começamos a ter ganhos de volume sazonal e abrimos lojas para absorver o fluxo", explica Daniel Roque, gerente de canais da marca.
No perfil dos franqueados "pop-up", há quem invista em cidades pequenas, onde uma franquia maior não é viável.
Segundo o gerente da Cacau Show, o gasto com esses pontos é de menos de 10% em relação à franquia fixa.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Calculadoras
O Brasil que dá certo
s.o.s. consumidor
folhainvest
Indicadores
Atualizado em 23/04/2024 | Fonte: CMA | ||
Bovespa | -0,04% | 125.520 | (15h22) |
Dolar Com. | -0,91% | R$ 5,1220 | (15h37) |
Euro | 0,00% | R$ 5,541 | (15h31) |