Uber, Easy e outros apps testam programas de fidelidade e assinatura
Nelson Gariba/Brazil Photo Press/Folhapress | ||
Funcionários da Uber estiveram no Brasil para testes de programa de fidelidade |
Empresas do mercado de chamada de motoristas por aplicativo estão desenvolvendo programas de fidelidade e assinaturas.
Funcionários da matriz americana da Uber estiveram no Brasil testando um programa desse tipo no fim de abril.
O sistema de recompensas funcionaria em parceria com dezenas de restaurantes e lojas. O usuário que fizer compras nesses estabelecimentos e pagar com cartão de crédito de uma determinada bandeira, que deve fechar parceria com o aplicativo, ganhará crédito para corridas.
Cerca de 20 usuários brasileiros foram selecionados para testar protótipos do serviço durante entrevistas. A versão de testes previa que de 10% a 30% dos gastos dos consumidores em parceiros seriam creditados na conta do consumidor na Uber.
Cada participante ganhou R$ 300 em dinheiro após uma entrevista feita em casa.
Ferramentas similares já estão disponíveis em outros países. Nos EUA, o Local Rides foi lançado em meados de 2016 e funciona como um sistema de pontos. Cada dólar gasto em restaurantes ou lojas selecionados dá direito a um ponto. Cem pontos podem ser trocados por uma corrida de até US$ 10.
A empresa também demonstrou um vale-presente virtual, para que usuários possam presentear uns aos outros com créditos de R$ 50, R$ 100, R$ 150 e R$ 200. Esses valores poderiam ser usados para corridas e também para o Uber Eats, sistema de entrega de comida.
A assessoria da Uber não quis comentar a iniciativa.
DESCONTOS
A Easy lançou no fim de abril o Club Easy, programa de assinaturas que oferece desconto em corridas. Ele tem três categorias, com preços mensais variando de R$ 24,99 a R$ 99. O plano mais barato dá direito a R$ 4 de desconto em dez corridas, e o mais caro, a R$ 6 em 30 corridas.
O serviço está disponível em 17 cidades, a maior parte no Nordeste e no Centro-Oeste. Deve chegar a São Paulo e ao Rio neste mês.
Fernando Matias, diretor da companhia para o Brasil, diz que o programa foi lançado após seis meses de testes.
Matias afirma que a empresa buscará criar benefícios para quem assinar os planos, como prioridade na hora de encontrar motoristas ou maior chance de conseguir condutores mais bem avaliados.
Outras competidoras desse mercado, Cabify e 99 têm apostado em descontos para passageiros e incentivos para motoristas fiéis.
Um exemplo é o 99 Completa, ação feita em dias de maior demanda de corridas. Neles, a empresa dá ao motorista o valor que falta para ele atingir uma receita predeterminada no dia, caso faça um número mínimo de viagens.
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