Escândalo das emissões de diesel chega agora à GM
Nelson Antoine/Folhapress | ||
Caminhão solta fumaça preta na marginal Tietê |
A General Motors é a nova envolvida no escândalo mundial de emissões de poluentes por motores movidos a diesel. A empresa enfrenta processo movido por 705 mil donos de picapes supostamente equipadas com dispositivos ilegais a fim de burlar os testes de emissões.
O processo contra a GM afirma que algumas picapes da montadora emitem de 2 a 5 vezes mais óxidos de nitrogênio (NOx) do que o limite autorizado para emissões dessa categoria de poluentes.
O processo foi apresentado nesta quinta (25) e envolve os modelos Chevrolet Silverado Duramax e GMC Sierra Duramax, todas a diesel.
A GM negou as acusações. "A Duramax Diesel Chevrolet Silverado e a GMC Sierra cumprem todas os regulamentos da Agência de Proteção Ambiental e do governo da Califórnia", diz em nota.
No começo da semana, os problemas legais da Fiat Chrysler, outra montadora apanhada no escândalo, se intensificaram com a abertura de um processo do Departamento da Justiça contra a empresa, acusada de empregar "dispositivos manipuladores" para violar os controles de emissões em 104 mil veículos vendidos nos EUA.
O processo não chega a acusar a empresa do mesmo tipo de conduta ilegal que a Volkswagen admitiu algumas semanas atrás, quando aceitou pagar US$ 4,3 bilhões em multas e indenizações.
Os advogados da montadora ítalo-americana declararam em audiência judicial, quarta-feira, que ela tinha a capacidade de ajustar o software de controle de emissões para resolver o problema em seus veículos. As negociações entre a Fiat Chrysler e as autoridades regulatórias norte-americanas continuam.
TRÊS DISPOSITIVOS
A queixa contra a GM afirma que a empresa usou ao menos três dispositivos manipuladores em seus motores diesel Duramax.
Isso permitiu que a montadora "obtivesse e divulgasse mais potência e eficiência em seus motores, e ainda assim fosse aprovada nos testes de emissões com partida a frio. Isso tornou as picapes da GM mais atraentes e competitivas no mercado, elevando as vendas e lucros da empresa".
O advogado que abriu o processo, Steve Berman, também representa queixosos em processos por motivos semelhantes contra a Fiat Chrysler, Mercedes e Chevrolet, e queixosos contra a Volkswagen, que já arcou com custos de US$ 24 bilhões só nos EUA.
"É uma descoberta chocante e um problema muito sério, porque os limites de NOx para essas grandes picapes são quatro vezes mais altos que os dos pequenos carros de passageiros da Volks, e há número maior delas nas ruas", disse Berman.
"Como resultado, essas picapes da GM despejaram tantas emissões venenosas de NOx na atmosfera quanto os carros de passageiros da Volkswagen que burlavam o controle de emissões", afirmou o advogado.
Tradução de PAULO MIGLIACCI
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