Empresas pagam a jornalistas em troca de promoção em matérias
Eduardo Knapp - 7.abr.2010/Folhapress | ||
Usuário da internet |
Em extensa investigação, o site "Outline" revelou "como as marcas compram secretamente sua entrada em reportagens de "Forbes", "Fast Company" e 'HuffPost'", entre outros sites jornalísticos dos EUA.
No texto, jornalistas "contribuintes" confirmam ter aceito dinheiro em troca de promoção das empresas. "É um exemplo clássico de jabá [payola]", disse um deles, mantido anônimo, referindo-se à compra de veiculação de músicas em rádio.
O "Outline" descreve os casos como resultado do fato de que "sites como "HuffPost", "Entrepreneur" e "Forbes" mantêm redes de colaboradores sem pagamento, que publicam em grande quantidade".
Procurados, dois dos sites citados, "Fast Company" e "Business Insider", afirmaram ter políticas editoriais que proíbem a prática.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Calculadoras
O Brasil que dá certo
s.o.s. consumidor
folhainvest
Indicadores
Atualizado em 23/04/2024 | Fonte: CMA | ||
Bovespa | -0,42% | 125.035 | (12h50) |
Dolar Com. | -0,29% | R$ 5,1540 | (12h50) |
Euro | 0,00% | R$ 5,541 | (12h31) |