Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
Publicidade

Serafina

Aos 90 anos, Iris Apfel vive auge como ícone fashion

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Poucas pessoas conhecem tão bem o mundo da moda quanto Iris Apfel. Aos 90 anos (pensem que isso equivale a três vezes a idade de Gisele Bündchen), a designer vive seu auge como ícone fashion e acaba de assinar uma linha de maquiagem em parceria com a MAC.

"Mulheres mais velhas não devem exagerar no 'make. Como disse Coco Chanel, nada envelhece mais do que uma mulher tentando desesperadamente parecer mais jovem. Aves antigas não devem querer ser passarinhos primaveris", diz Iris, usando metáforas de seus animais preferidos.

Conhecida por sua imensa coleção de jóias e "bijoux", muitas delas em formato de pássaros, Iris ganhou no ano passado uma retrospectiva de seu estilo no Metropolitan Museum, em Nova York. O nome da mostra era "Avis Rara" e contava com roupas, acessórios e peças de decoração.

Reprodução
Aos 90 anos a designer Iris Apfel vive seu auge como ícone fashion
Aos 90 anos a designer Iris Apfel vive seu auge como ícone fashion

"As chaves do meu estilo são joias, um batom cheio de brilho e óculos escuros. Jamais fui capaz de usar apenas uma joia de cada vez", diz, puxando a sardinha para o novo batom que criou para a MAC, o Scarlet Ibis (nome de um pássaro cor-de-rosa).

Iris é dona de uma empresa de tecidos, já redecorou a Casa Branca segundo o gosto de nove presidentes diferentes, conheceu Chanel, Dior e Yves Saint Laurent.

Mas não se espanta por ter, em pleno 2012, se transformado em ídolo de uma geração na casa dos 20 a 30 anos. "A idade é só um número. E não é porque alcançamos um número mais alto que as coisas interessantes deixam de nos acontecer."

O VELHO É O NOVO NOVO

O blog Advanced Style registra o estilo de rua de cidadãos "maduros" de Nova York. No final do ano passado, o site virou febre e apareceu em alguns dos programas de TV mais famosos dos Estados Unidos. O sucesso foi tanto que seus criadores planejam um documentário sobre o tema. Alô, Copacabana! O bairro carioca com os velhinhos mais charmosos do mundo bem que merecia um registro como esse, não?

UMA TURMA

O casting de gatas do desfile da grife Uma na São Paulo Fashion Week incluiu uma turma de bonitonas acima dos 50 anos. Em temporadas passadas, Ronaldo Fraga emocionou os fashionistas com uma passarela 100% sênior

DESCOLORIR É PRECISO

Nem só de brancos naturais vive a moda dos cabelos. Senhoras platinadas pela idade agora dividem espaço com moças e meninotas que resolveram aderir ao charme de uma cabeleira descolorida. Ditando tendência, Meryl Streep como a Miranda de "O Diabo Veste Prada", Lady Gaga e a blogueira-teen Tavi Gevinson

FLOR COM "FLAIR"

Depois que Marc Jacobs firmou o estilo "velhota-chic-vintage" na passarela, influenciando a moda mundial, imagens de senhorinhas chiquérrimas saíram do armário. A nova redescoberta das jovens descoladas é Fleur Cowles (1908-2009), escritora e editora da "Flair Magazine", título cult dos anos 1950 que durou apenas um ano. O primeiro número, item de colecionador, incluía Dalí, Jean Cocteau e Lucien Freud entre os colaboradores. Até sua morte, Fleur manteve seus looks no auge: estampas, grafismos e muito luxo

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Envie sua notícia

Siga a folha

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página