Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
Publicidade

Serafina

Ex-repórter de rádio, Nate DiMeo cria podcast que vai virar livro no Brasil

Luiza Sá-Davis
Escritor Nate Dimeo no Griffith Park, em Los Angeles. ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Escritor Nate Dimeo no Griffith Park, em Los Angeles
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Nate DiMeo vive no século 19.

Na verdade, ele vive numa casa bacana em Hollywood, gosta de trabalhar no seu laptop no parque vizinho e tocou em bandas quando adolescente nos anos 1990. Mas, no fundo, sua mente sempre acaba distraída por subversivos e crimes misteriosos do passado, em histórias esquecidas que ele reanima num popular podcast nos EUA chamado "O Palácio da Memória".

"O que me pega no século 19, mais especificamente o período entre 1880 e 1920, é que a vida moderna estava sendo inventada", diz DiMeo, numa conversa num café do Griffith Park, em Los Angeles. "São várias pequenas revoluções acontecendo. E muito do que temos hoje, as fundações aconteceram lá atrás. Gosto de voltar à raiz, àquele momento onde algo aconteceu pela primeira vez."

Os episódios são curtos, cerca de dez minutos, e costumam atrair 200 mil ouvintes. Começaram a ser publicados online em 2008 e, neste ano, uma coleção de 50 episódios foi transformada em livro pela nova editora brasileira Todavia, que levará DiMeo ao país em agosto. Será o primeiro livro do podcast, e DiMeo espera poder traduzir para outras línguas.

"O 'Palácio' já existe num formato em inglês, o podcast, e pessoalmente acho que é a melhor versão dele", diz.

"Editoras americanas me procuram de vez em quando, sabem que tenho audiência, mas elas querem livros temáticos e gosto é do formato curto. Passar muito tempo num assunto só me entedia."

Luiza Sá-Davis
Escritor Nate Dimeo no Griffith Park, em Los Angeles. ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Escritor Nate Dimeo no Griffith Park, em Los Angeles.

Em cada um episódio, ou conto, DiMeo nos apresenta personagens impactantes, como mulheres pioneiras que viraram notas de rodapé em livros de aviação ou escravos fugidos que embarcaram em aventuras épicas, passando por espertalhões e seus intrincados embustes. Há também narrativas sobre as crenças da época, como vampiros e unicórnios na Lua, e bastidores de grandes invenções, como o código morse ou o elevador.

"Sinto que conto histórias sobre o presente e como nós vivemos hoje, mesmo que seja por contraste", diz DiMeo, que faz suas pesquisas online.

"Tenho 75 páginas abertas no computador agora, estou sempre no Twitter, vendo TV, escutando rádio, música e tal. Às vezes, no meio de tanta informação, algo chama atenção, mexe com você. Guardo isso e volto mais tarde. Se continuar interessante, vejo como proceder. A primeira coisa é checar se é verdadeira."

Embora sem música ao fundo e sem sua voz séria hipnotizante, os contos no livro mantêm a tradição oral, como um passeio por um gabinete de curiosidades, em traduções feitas por Caetano W. Galindo, responsável também pela seleção e por apresentar o autor aos editores.

"Traduzi direto do áudio, o que me interessava era o ritmo das peças. Aquela coisa profundamente musical que ele tem", diz Galindo, conhecido por traduzir nomes como James Joyce.
DiMeo conta que o processo de fazer o podcast o lembra seus anos de músico, quando criava canções e tocava guitarra com seus amigos em Providence, Rhode Island numa banda chamada Bermuda. O grupo chegou a abrir para conjuntos famosos do underground e deixou sua marca no jovem.

"Amava criar coisas e lançá-las ao mundo. Esclareceu para mim um sentido do que eu queria para minha vida pessoal e profissional", diz o americano de 43 anos, que trabalhou por uma década como repórter de rádio.

"Tenho um ofício que é similar, o público que me escuta como se fossem canções."

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Envie sua notícia

Siga a folha

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página